Reino Unido ‘mergulha em cripto’ com nova regulamentação, emissão de NFT e mais
Nesta segunda-feira (4), o Reino Unido comunicou planos de se tornar um “polo para tecnologia de criptoativos”.
Os planos foram anunciados pelo Ministro das Finanças, Rishi Sunak, em uma declaração à imprensa. “A minha ambição é tornar o Reino Unido um polo para tecnologia de criptoativos, e as medidas que elaboramos hoje irão ajudar na garantia de que empresas podem investir e inovar neste país.”
A ideia de tornar o país um polo de tecnologia cripto foi anunciado no mesmo dia em que o secretário da economia do Tesouro britânico, John Glen, disse que o país começará a regulamentar stablecoins, para que sejam usadas “no Reino Unido como uma forma reconhecida de pagamento”.
“Posso confirmar que iremos elaborar legislações para trazer certas stablecoins à nossa infraestrutura de pagamentos, criando condições para que emissores de stablecoins e fornecedores de serviços possam operar e crescer no Reino Unido”, disse Glen.
“Isso também permitirá que consumidores usem serviços de pagamento com stablecoins com segurança, e o governo irá introduzir essa legislação como parte de uma ambição para entregar um regime regulatório para stablecoins de referência mundial”, acrescentou o secretário.
Reino Unido, NFT e potencial de cripto
Outras medidas anunciadas hoje incluem o trabalho do governo do país com o Royal Mint, que produz as moedas do Reino Unido, para criar um token não fungível (NFT) que servirá de “emblema” para a “abordagem inovadora” que o governo pretende adotar.
Chancellor @RishiSunak has asked @RoyalMintUK to create an NFT to be issued by the summer.
This decision shows the the forward-looking approach we are determined to take towards cryptoassets in the UK. pic.twitter.com/cd0tiailBK
— HM Treasury (@hmtreasury) April 4, 2022
De acordo com o Decrypt, o governo também anunciou planos para a criação de legislações para uma “sandbox de infraestrutura do mercado financeiro”, que deverão ajudar empresas na inovação da indústria.
A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) será responsável por realizar uma “corrida cripto”, juntamente com o Royal Mint e um “grupo de engajamento”, para trabalhar com participantes da indústria de criptomoedas.
Por fim, o governo do Reino Unido também planeja explorar a tecnologia blockchain e seus usos nos mercados financeiros do país. Segundo o comunicado do governo britânico, essa tecnologia pode “potencialmente atingir maior eficiência, transparência e resiliência”.