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Reino Unido irá reforçar regras para evitar anúncios enganosos com criptomoedas

09 jul 2021, 16:24 - atualizado em 09 jul 2021, 16:24
ASA e CAP são responsáveis por ficarem de olho nas empresas e suas práticas no setor de marketing e propaganda, visando garantir a segurança dos clientes dessas empr (Imagem: Twitter/CAP UK)

A Autoridade de Padrões Publicitários (ASA, na sigla em inglês), reguladora de propaganda do Reino Unido, está intensificando seu foco em anúncios cripto, planejando apresentar mais orientações e evitar anúncios falsos.

Um porta-voz da autoridade contou ao The Block que planeja “realizar o monitoramento pró-ativo e aplicar medidas coercitivas a anúncios cripto, bem como buscar por mais orientações nas próximas semanas”.

“Também estamos considerando se mais ações são necessárias, além das atuais investigações contínuas de influenciadores sociais que promovem criptomoedas”, acrescentou o porta-voz.

A notícia vem um mês após a ASA ter forçado a corretora cripto Luno a alterar seus anúncios em ônibus e estações de metrô de Londres que encorajavam usuários a comprarem bitcoin (BTC).

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Prioridade máxima

A repressão foi noticiada pelo Financial Times, que mencionou Miles Lockwood, diretor de queixas e investigações na ASA, afirmando que o órgão sinalizou cripto como uma prioridade de “alerta vermelho”.

“Anúncios de criptomoedas são uma grande prioridade para nós. Reconhecemos a importância do papel que temos atualmente na regulação de propagandas para garantir que não enganem consumidores sobre os riscos desse produto e não sejam irresponsável na forma como as promovem”, disse o porta-voz da ASA.

“Criptomoedas explodiram nos últimos dias, mas existe um perigo real de que muitas pessoas sejam atraídas a investir as economias de sua vida para, em seguida, perdê-las com base em pouca compreensão.”

Porém, o porta-voz também acrescentou que há uma “clara distinção” entre propagandas de investimentos legítimos em cripto e aquelas que são consideradas como “anúncios de esquemas”.

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