Internacional

Reino Unido está mais próximo de acordo sobre setor financeiro com UE

19 mar 2021, 15:03 - atualizado em 19 mar 2021, 15:03
Os dois lados têm negociado um memorando de entendimento sobre cooperação regulatória em serviços financeiros desde janeiro (Imagem: Reuters/Toby Melville)

O Reino Unido e a União Europeia estão cada vez mais perto de chegar a um acordo de cooperação sobre regulamentação financeira até o fim do mês, uma medida que poderia aumentar o acesso das empresas da City of London ao mercado único.

A UE poderia conceder ao Reino Unido a chamada equivalência regulatória parcial para alguns produtos financeiros quando o memorando de entendimento sobre regulamentação financeira seja alcançado, de acordo com uma pessoa a par das negociações.

Embora as duas questões estejam formalmente separadas, garantir uma estrutura comum em torno de certas regras de serviços financeiros poderia ajudar a desbloquear algumas decisões de equivalência limitadas, permitindo às empresas do Reino Unido acesso ao mercado mais amplo da UE, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada. A UE e o Reino Unido manteriam seu direito unilateral de conceder ou retirar essas decisões de equivalência.

Os dois lados têm negociado um memorando de entendimento sobre cooperação regulatória em serviços financeiros desde janeiro. A minuta mais recente agora inclui pedidos para que ambos os lados se mantenham informados sobre os planos de tributação de cada um para o setor financeiro, bem como sobre os esforços para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.

“Estamos em um bom lugar em torno do memorando de entendimento”, disse Mairead McGuinness, comissária de serviços financeiros do bloco, em conversas com repórteres em Bruxelas na quarta-feira.

A Comissão Europeia e o Tesouro do Reino Unido não quiseram comentar as negociações em andamento.

Irlanda do Norte

Enquanto as negociações do memorando de entendimento estão em andamento, divergências contínuas em torno da Irlanda do Norte aumentam as tensões pós-Brexit, o que pode impactar as decisões de equivalência, disse outra autoridade da UE nesta semana. A disputa sobre os suprimentos de vacinas também aumentou as tensões entre os dois lados.

O memorando de entendimento, que deve ser acordado até o final deste mês, prevê um fórum conjunto para discutir regulamentos e compartilhar informações e inclui provisões para consultas informais sobre decisões para adotar, suspender ou retirar a equivalência.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar