Reino Unido confirma fornecimento de veículos, drones e armas antitanque para Ucrânia
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conversou neste sábado com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy para confirmar que o Reino Unido fornecerá novos armamentos para apoiar a defesa da Ucrânia contra a invasão russa.
“O primeiro-ministro confirmou que o Reino Unido está fornecendo mais ajuda militar defensiva, incluindo veículos protegidos, drones e armas antitanque”, afirma uma transcrição da ligação publicada pelo gabinete de Johnson.
Presença de forças britânicas na Ucrânia
O principal órgão estatal de investigação da Rússia afirmou neste sábado que analisa uma reportagem da mídia russa alegando que especialistas em sabotagem das forças especiais britânicas do Serviço Aéreo Especial (SAS, na sigla em inglês) foram enviados para o oeste da Ucrânia.
O Serviço Aéreo Especial é uma força militar de elite treinada para realizar operações especiais, de vigilância e contra-terrorismo. De acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti, uma fonte russa do setor de segurança teria dito que cerca de 20 membros do SAS foram enviados para a região de Lviv.
Em comunicado, o Comitê de Investigação da Rússia informou que acompanhará as informações de que os membros do SAS foram enviados “para ajudar os serviços especiais ucranianos na organização de sabotagem no território da Ucrânia”.
O Ministério da Defesa britânico não respondeu imediatamente a pedidos de comentário sobre a investigação russa.
O Reino Unido informou que enviou instrutores militares para a Ucrânia no início deste ano para orientar as forças locais no uso de armas antitanque, mas o governo britânico disse em 17 de fevereiro –uma semana antes da invasão russa– que havia retirado todas as tropas, exceto as necessárias para proteger seu embaixador.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!