‘Rei das criptomoedas’ é condenado por fraude na FTX; veja quanto tempo ele pode ficar preso
O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried – também conhecido como o ‘rei das criptomoedas‘ –, foi considerado culpado por fraude contra clientes da corretora, na qual ele roubou US$ 10 bilhões.
O caso é considerado uma das maiores fraudes financeiras já registradas e Bankman-Fried foi condenado em sete acusações. A decisão foi tomada na última sexta-feira (03) após 15 dias de depoimentos, sendo que o rei das criptomoedas se declarou inocente de duas acusações de fraude e cinco acusações de conspiração.
No entanto, a audiência de sentença está marcada para dia 28 de março do ano que vem. Ele pode pegar até 110 anos de prisão.
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA NOVEMBRO: Confira a grande oportunidade no IFIX para investir neste mês, segundo o analista Caio Araujo. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado:
Entenda a fraude na FTX
Em novembro de 2022, a FTX entrou com um pedido de recuperação judicial e acabou desencadeando um contágio financeiro no mundo das criptomoedas.
A quebra da companhia se deu após um documento vazado apontar para transações financeiras irregulares entre a FTX e outra empresa de Bankman-Fried, o fundo de hedge Alameda Research.
Essa segunda companhia desviava depósitos feitos na FTX para pagar seus próprios credores e fazer empréstimos. Como os depositantes da FTX não tinham um fundo de seguro para compensar os investidores em caso de quebra da corretora, muitos ficaram sem conseguir reaver o dinheiro.