Reguladora do Alabama também está de olho nos produtos de empréstimo cripto da Celsius
Na última quinta-feira (16), a reguladora de valores mobiliários do Alabama (ASC, na sigla em inglês) emitiu uma ordem de providência cautelar à Celsius, buscando por uma explicação da plataforma de empréstimos cripto de por que sua oferta não constitui a venda de valores mobiliários, de acordo com a lei do estado.
A ordem precede ações do Texas e de Nova Jersey que, na última sexta-feira (17), agiram para apresentar ações de improbidade administrativa contra a Celsius — no caso de Nova Jersey, uma ordem de “não fazer” foi emitida.
Na sexta-feira, a CoinDesk noticiou que a reguladora do Alabama havia enviado a ordem de providência cautelar:
Os programas de investimentos, identificados como “Celsius Earn Reward”, constituem a solicitação de um investimento monetário; do qual um retorno sobre investimento é esperado; em que tal retorno de investimento é baseado nas iniciativas administrativas da [Celsius].
Os investimentos solicitados, identificados como o programa “Earn Reward” da Celsius, são “contratos de investimento” e estão sob o escopo da Lei de Valores Mobiliários.
Como consequência, a Comissão de Valores Mobiliários do Alabama pediu que a Celsius “demonstrasse obrigações com as provisões de registro da Lei ou demonstrasse por que tais instrumentos não devem ser registrados”.
2. We always have, and will continue to, work with regulators in the US and globally to operate in full compliance with the law. Given our commitment to regulatory adherence, we look forward to addressing this matter quickly.
— Alex Mashinsky ©️ (@Mashinsky) September 17, 2021
Durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter, Alex Mashinsky, CEO da Celsius, afirmou que esperava debater com reguladores para explicar a natureza do negócio de cripto da credora.
EUA: produtos de empréstimo cripto
terão o mesmo destino regulatório que ICOs?