Regulador imobiliário da China promete enfrentar riscos de entrega de propriedades, diz Xinhua
O principal regulador imobiliário da China prometeu enfrentar os riscos decorrentes do atraso nas entregas de propriedades residenciais por alguns dos principais incorporadores em uma tentativa de manter a estabilidade social, informou a Agência de Notícias oficial Xinhua neste sábado.
Wang Menghui, chefe do Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, também disse à Xinhua que a China manterá suas políticas imobiliárias consistentes e estáveis, ao mesmo tempo em que fortalece a coordenação em áreas como finanças e supervisão de terras e mercado.
Os desenvolvedores chineses sofreram estresse de liquidez este ano ao mesmo tempo em que Pequim intensificava sua campanha de desalavancagem contra o setor inflado, gerando inadimplência em empresas altamente endividadas, como o China Evergrande Group.
Embora os reguladores chineses tenham diminuído marginalmente as restrições de financiamento para evitar uma queda do setor, Wang descartou a reversão da política.
A China não usará o setor imobiliário como uma ferramenta para estimular a economia no curto prazo e continuará a reprimir o investimento especulativo, disse Wang para a Xinhua.
Em vez disso, a China criará um mecanismo para promover o desenvolvimento de longo prazo do setor imobiliário, enquanto mantém a estabilidade nas expectativas do mercado, bem como nos preços dos terrenos e das propriedades.