CryptoTimes

Regulador do G20 afirma que regras ‘robustas’ para criptomoedas virão em outubro

11 jul 2022, 13:26 - atualizado em 11 jul 2022, 13:26
Criptomoedas
O órgão regulador do G20 está de olho na indústria de criptomoedas há algum tempo. (Imagem: Unsplash/Quantitatives)

O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) pediu novas regras globais para criptomoedas, nesta segunda-feira (11), e enviará, em outubro, um relatório aos Ministros das Finanças e Presidentes de Bancos Centrais dos países do G20 sobre abordagens regulatórias e de supervisão para stablecoins e outros criptoativos.

O conjunto de reguladores, oficiais de governos e bancos centrais apontaram a recente turbulência no mercado de criptomoedas como evidência do risco para estabilidade financeira, destacando que o fracasso de um agente do mercado pode rapidamente transmitir riscos a outras partes do ecossistema, além de ter efeitos secundários nas finanças tradicionais.

A declaração do FSB fez referência específica às “chamadas” stablecoins, que estão na mira de diversas autoridades financeiras desde antes do colapso da rede Terra (LUNA), em maio.

O Conselho de Estabilidade Financeira é um órgão internacional com sede na Suíça, que coordena e promove a estabilidade financeira internacional.

Os membros do FSB incluem autoridades nacionais e bancos centrais de 24 jurisdições, incluindo os Estados Unidos, Rússia e China, e conduz um trabalho de proximidade com outros 70 países.

Embora esteja enfatizando os atuais problemas do mercado como uma razão para agir, o órgão regulador do G20 está de olho na indústria de criptomoedas há algum tempo.

Regulador está há tempos de olho nas criptomoedas

Em fevereiro, FSB publicou um informe endereçando os riscos dos criptoativos, alertando que esses poderiam comprometer a estabilidade financeira global, devido à escala desses ativos, às vulnerabilidades estruturais e ao aumento da interconectividade com o sistema financeiro tradicional.

A declaração do órgãor regulador do G20 está alinhada a diversos comentários recentes dos oficiais sêniores de finanças e comitês.

No dia 5 de julho, o Comitê de Políticas Financeiras do Banco da Inglaterra alertou que criptomoedas podem um dia comprometer o sistema financeiro mais amplo e pediu por uma “melhor regulação”.

Na última sexta-feira (8), o mesmo pedido foi ecoado pela vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Lael Brainard, que disse que o setor precisa de “fortes grades de proteção”.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar