Refugiados ucranianos chegam à Polônia em número recorde
Um número recorde de refugiados da Ucrânia é esperado na Polônia, sendo que o total previsto pode ultrapassar 1 milhão ainda neste domingo, enquanto as forças russas continuam bombardeando cidades ucranianas.
De acordo com dados recentes, os guardas da fronteira polonesa liberaram até 129.000 pessoas nas passagens no sábado, o maior número em um único dia desde o início da guerra em 24 de fevereiro, elevando o total para 922.400.
“O check-in é o mais simplificado possível”, disse a porta-voz da Guarda de Fronteira polonesa, Anna Michalska. “A questão é confirmar a identidade das pessoas, verificar documentos e conferir nas bases de dados se não são pessoas procuradas. Leva alguns minutos.”
Na travessia de Medyka, a mais movimentada ao longo da fronteira de cerca de 500 quilômetros da Polônia com a Ucrânia, refugiados passavam por caixas de roupas espalhadas ao longo de um caminho da fronteira enquanto escoteiros distribuíam chá quente, comida e produtos de higiene pessoal.
(Reportagem adicional de Stephen Farrell em Lviv, Pawel Florkiewicz em Varsóvia, Krisztina Than em Budabeste Budapest, Luiza Ilie em Bucareste e Jason Hovet em Praga)