Reforma tributária, recuperação judicial para cooperativas, equalização do BBAS3 no Plano Safra e mais; veja 5 temas no Agro Times
A última semana contou com diferentes novidades para o agro brasileiro, com destaque para as repercussões quanto aos efeitos da reforma tributária no setor.
Além disso, o Governo Federal definiu as normas para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) em 2023.
Dito isso, separamos os principais assuntos do Agro Times que você pode ter perdido.
Confira temas de destaque no Agro Times:
5º lugar – Recuperação judicial: Decisão favorável abre brecha para cooperativas recorrerem à Justiça
A decisão da Justiça de aceitar o pedido de recuperação judicial da Cooperativa Languiru, sediada na cidade de Teutônia (RS), abriu a possibilidade de outras cooperativas recorrerem a esse dispositivo jurídico em caso de dificuldades financeiras.
De acordo com a legislação vigente, destinada a casos do gênero, apenas empresas podem fazer esse tipo de solicitação ao Judiciário.
4º lugar – BBAS3: A medida de ministério de Haddad que pode atingir principal negócio do banco
Com forte presença no agronegócio, medida publicada pelo Ministério da Fazenda pode prejudicar a rentabilidade do Banco do Brasil (BBAS3), afirmam os analistas da Ágora Investimentos.
Na última quarta-feira (10), a pasta divulgou as regras e entidades financeiras (Portaria º 695) que vão atuar na equalização de juros do Plano Safra 2023/2024.
Para este ano, as despesas administrativas e tributárias (CAT), que são a principal taxa utilizada para os juros de equalização, foram reduzidas em 0,34 ponto percentual ao setor, para 3,14%.
Top 3
De acordo com Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, a arroba do boi gordo já começou a registrar um movimento de virada no ciclo de preços.
No cenário das exportações, não houve grandes mudanças na semana e a China, principal cliente da carne bovina brasileira, segue comprando volumes elevados.
No entanto, o grande “problema” fica para os preços pagos pelo país asiático.
? 2º lugar – Reforma tributária: Impactos positivos, negativos e o ‘imposto do pecado’ para o agronegócio
Na sexta-feira (7), foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados a PEC 45/2019 que versa sobre a reforma tributária.
E na semana passada, destacamos as 3 principais mudanças para o agronegócio, assim como as ações mais impactadas.
Dessa forma, o Agro Times conversou com Guilherme Di Ferreira, advogado e especialista em direito tributário pela PUC-GO, para entender os impactos diretos e indiretos para o setor.
? 1º lugar – Reforma tributária: Entenda as 3 principais mudanças para o agronegócio
A Câmara dos Deputados o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional da reforma tributária (PEC 45/2019).
Assim, surgem questionamentos sobre o que a aprovação da medida implica sobre o setor do agronegócio.