Agenda do Dia

Reforma tributária do ‘imposto mais alto do mundo’ anda no Congresso; confira a agenda desta terça (07)

07 nov 2023, 7:45 - atualizado em 07 nov 2023, 7:45
senado reforma tributária agenda
Agenda: Após reunião com o presidente Lula, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, se mostrou otimista com a aprovação da reforma. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Nesta terça-feira a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado avalia proposta de reforma tributária. Se aprovada, o texto deve ir para votação no plenário na quinta-feira (9).

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, se mostrou otimista com a aprovação da reforma.

Segundo o senador, devem ser acatadas pelo menos oito emendas, sendo que nenhuma delas contém as novas exceções incluídas pelo relator.

Se confirmado, isso é uma vitória para a equipe econômica do Ministério da Fazenda, que vem tentando manter a alíquota do imposto sobre o valor agregado (IVA) dentro da faixa de 24% a 27%.

Quanto mais exceções, a tendência é que essa alíquota aumente. Pesquisas mostram que quanto mais setores tiverem isenção ou redução de impostos, o IVA pode ultrapassar os 30%.

Por outro lado, os estados devem voltar a pressionar o governo com receio de uma queda na arrecadação.

Hoje, Lula participa d0 6º Brasil Investment Forum – BIF 2023, junto com o ministro Fernando Haddad. Já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa do Fórum de Estratégias de Investimentos, promovido pela Bradesco Asset.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (07)

Horário Programação Local
08h30 Conversa com o Presidente Palácio da Alvorada
10h Abertura do 6º Brasil Investment Forum – BIF 2023 Palácio do Itamaraty
15h Ministra da Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva Palácio do Planalto
16h Ministra da Cultura, Margareth Menezes Palácio do Planalto

Economia

Hoje, o destaque da agenda de indicadores vai para a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na semana passada, os dirigentes do Banco Central reduziram a Selic em 0,50 ponto porcentual, levando a taxa básica de juros para o patamar de 12,25% ao ano.

Do lado internacional, o destaque vai para a balança comercial da China. As importações subiram 3% na comparação anual de outubro, ante a previsão de queda de 3,5%.

Por outro lado, as exportações tiveram queda de 6,4%, vindo acima da projeção de queda de 3,7%. Já o superávit comercial frustrou a projeção de US$ 79,1 bilhões, totalizando US$ 56,5 bilhões.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (07)

Horário País Indicador
00h00 China Balança Comercial (Outubro)
04h00 Alemanha Produção Industrial (Setembro)
05h30 Alemanha PMI de Construção (Outubro)
05h30 Zona do Euro PMI de Construção (Outubro)
07h00 Zona do Euro PPI (Setembro)
08h00 Brasil Ata do Copom
08h00 Brasil Indicador Antecedente de Emprego (Outubro)
08h30 Brasil Balanço Orçamentário (Setembro)
10h30 EUA Balança Comercial (Setembro)
17h00 EUA Crédito ao Consumidor (Setembro)
18h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar