Reforma da previdência é necessária para 67% da população, afirma XP-Ipespe
A primeira pesquisa mensal da XP Investimentos de avaliação do governo, feita em parceria com o Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe), traz como um dos destaques a expectativa da população para a possível aprovação da reforma da previdência. Das 1.000 entrevistas realizadas, 67% responderam que as mudanças são necessárias, enquanto 28% disseram acreditar que não.
Governo Bolsonaro: 63% aprovam as medidas já tomadas
Entrando em mais detalhes, a pesquisa ainda perguntou se os entrevistados estão de acordo com a atual proposta de aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, ao que 57% responderam discordar por acharem que as idades deveriam ser menores e 34% disseram concordar.
Sobre a aprovação da reforma da previdência com mudança constitucional, 50% acreditam que provavelmente ocorrerá. 23% estão certos de que a reforma será aprovada, enquanto 15% afirmaram que provavelmente não irá acontecer. 6% se mostraram certos de que será aprovada e outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
Metodologia
A pesquisa da XP Investimentos ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018. Apresenta cobertura nacional e uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais. As entrevistas telefônicas foram realizadas por operadores.
Veja a pesquisa na íntegra: