Arena do Pavini

Reforma da Previdência: 43% apoiam mudança, mas 51% veem sistema sustentável

12 jun 2018, 17:18 - atualizado em 12 jun 2018, 17:18

Por Arena do Pavini – Apesar de toda discussão sobre a reforma da previdência, campanhas do governo e dados de déficit do INSS, há um alto grau de desinformação da população sobre o assunto, afirma Edson Franco, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada é Vida (Fenaprevi), Edson Franco. A conclusão vem da análise dos dados da pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que mostrou que 43% dos brasileiros dizem que é necessário fazer uma reforma da previdência no futuro, mas 51% afirmam o sistema previdenciário é sustentável. “Após dois anos de debates, mesmo com o déficit de R$ 200 bilhões previsto para este ano do INSS, esse percentual é alto demais e parece que falhamos ao passar a mensagem sobre a gravidade do problema, na comunicação”, afirma Franco.

Chama a atenção que o percentual dos que acham o sistema sustentável inclui o público de maior escolaridade, com curso superior, e alta renda. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas na primeira quinzena de abril em 72 municípios, com pessoas de 16 a 60 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Franco destaca que o número dos que veem a necessidade da reforma, de 43%, supera os que acham que ela não é necessária e não precisa entrar na agenda do próximo presidente. Os mais jovens, entre 16 e 24 anos, são os que acham o assunto mais importante, com 51% defendendo a discussão , assim como os entre 45 e 59 anos. Já os menos preocupados são os entre 25 e 34 anos, com 46% de apoio. A preocupação com a reforma é maior também entre os homens, com 46%, que entre as mulheres, com 40%.

Já os que acreditam que a previdência atual é sustentável são 51% dos ouvidos, enquanto 28% apenas acham que o sistema atual não conseguirá se manter. E 21% não têm opinião formada. Entre os com formação superior, esse número dos que não veem problema no sistema atual chega a 52%, mas 41% dizem que há. O número dos que veem problemas no modelo do INSS cresce com a escolaridade, passando de 30% sem nenhum grau de instrução para 41% no nível superior.

A pesquisa mostra ainda que 51% dos brasileiros esperam se aposentar antes dos 65 anos, idade mínima sugerida pelo governo. Desse percentual, 9% gostaria de se aposentar aos 50 anos ou menos, 11% entre 51 e 59 anos e 28% aos 60 anos. Apenas 3% pretendem se aposentar entre 61 e 64 anos e 15% aos 65 anos. Os que se aposentariam aos 66 anos ou mais são 5%. Outros 2% não pretendem se aposentar e 17% não souberam responder.

Idade ideal para se aposentar

Sobre a idade ideal para a aposentadoria para as mulheres, 31% sugerem 60 anos e 29%, 55 anos. Para os homens, 47% acham que a idade deveria ser 60 anos e 24% aos 65 anos.

Valor da aposentadoria

A pesquisa mostra também um grande desconhecimento das pessoas sobre as regras atuais da aposentadoria. A grande maioria, 48%, não faz ideia de quanto vão receber ao se aposentar. E 13% esperam ter uma aposentadoria maior do que o salário que recebiam na ativa. As mulheres são as que têm mais dúvidas sobre o valor da aposentadoria, com 55% afirmando que não sabem a quantia. Entre os homens, 40% não sabem o valor.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
pavini@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar