Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Reeleição ou China? Trump tem via única para evitar crise total, diz Société Générale

Valter Outeiro da Silveira - 04/09/2019 - 12:52
ChinaEUA
Presidente deverá escolher entre conflito comercial e vitória em 2020 (Reuters/Jason Lee)

“Caso Donald Trump avalie seriamente suas chances de reeleição no próximo ano, parece ser altamente provável que, em algum ponto durante um futuro não tão distante, ele terá que escolher entre vencer a guerra comercial ou dar o máximo suporte para as dificuldades atuais do crescimento econômico”.

A avaliação é do Société Générale em relatório divulgado a seus clientes, no qual o analista Arthur van Slooten utiliza o indicador de “fluxo de notícias” (via approach “big data” para a variedade de temas dentro do mercado, como políticas monetária e fiscal, inflação e risco) para sinalizar a ocorrência de “dano severo ao momentum econômico global”.

Na comparação com dados de produção industrial ao redor do mundo, o banco francês lista correlação equivalente à bolha da pontocom em 2001 e à crise do subprime em 2008.

Outro gráfico na relação com o indicador da manufatura medido pelo instituto ISM também indica possível quebra do mercado acionário nos EUA.

Diante da maior probabilidade de recessão nos EUA e quebra generalizada dos mercados, Donald Trump deverá prover estímulos à maior economia do mundo. O debate corrente, segundo o Société Générale, é como ocorrerá a ajuda: pela via monetária ou pela política fiscal?

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 04/09/2019 - 12:52