Reeleição no radar: Lula afirma que pode ser candidato às eleições de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse não descartar a possibilidade de reeleição e pode participar das eleições de 2026.
“Quando chegar o momento, se tiver muita gente boa para ser candidato, eu não preciso ser candidato. Agora, se for necessário ser candidato, para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que os meus 80 anos virará em 40 e eu poderei ser candidato”, disse Lula em entrevista à rádio CBN, na manhã desta terça-feira (18).
LEIA MAIS
- ‘Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central’, critica Lula em pleno Copom
- Shein, Shopee e AliExpress: Veja por que Lula é contra a taxação de compras internacionais de até US$ 50
- Receba uma recomendação de investimento POR DIA direto no seu e-mail, sem enrolação. Clique AQUI para fazer parte do grupo VIP “Mercado em 5 Minutos”.
No entanto, o presidente reforçou que essa não é a primeira hipótese e que irá avaliar sua condição de saúde antes de anunciar uma eventual candidatura.
Segundo ele, o momento não é de discutir a reeleição, porque ele ainda está em 1 ano e meio do seu terceiro mandato e tem que cumprir as promessas de 2022.
Eu estarei com 80 anos em 2026, no auge da minha vida. Mas não quero discutir reeleição agora. Estou com 1 ano e 6 meses de mandato. Eu quero cumprir o que prometi ao povo brasileiro. Tem muita gente boa que pode ser candidato. Mas, se for necessário ser candidato para impedir…
— Lula (@LulaOficial) June 18, 2024
Vale lembrar que Lula está em seu terceiro mandato; antes, ele governou o país entre 2003 e 2010. Caso siga para uma nova reeleição, o atual presidente estará com 80 anos.