Setor Aéreo

Redução do ICMS sobre o querosene beneficia aviação em 20 estados

19 dez 2019, 14:33 - atualizado em 19 dez 2019, 14:33
Setor Aéreo Aviação Avião
No geral, São Paulo foi o maior beneficiado, já que todas as frequências semanais tem como base aeroportos do Estado (Imagem: Unsplash/@hal9001)

A redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de 25% para 12% está beneficiando a aviação em 20 estados. O Nordeste ficou em primeiro lugar com a maior frequência de voos, totalizando uma alta de 32%, enquanto a região Sul teve um aumento de 28%.

O Rio de Janeiro chegou a 100 frequências no período, enquanto a Bahia teve 96 e a Paraná 69, resultado nos principais destinos. No geral, São Paulo foi o maior beneficiado, já que todas as frequências semanais tem como base aeroportos do Estado.

“Esse resultado mostra o alcance e a importância da conectividade aérea”, lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado. “A partir de dezembro já conseguiremos enxergar o impacto na aviação regional, com o início das operações em novos aeroportos e aumento das frequências em outros”, completou.

Entre os aeroportos do interior destacam-se Araçatuba e Ribeirão Preto, com o maior número de frequências e Araraquara que voltou a ter voos regulares depois de cinco anos. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2020 treze aeroportos do interior paulista estejam operando com aumento de demanda.