Economia

Redução de juro cobrado no rotativo do cartão de crédito passará por BC; entenda

17 abr 2023, 19:18 - atualizado em 17 abr 2023, 19:18
Juro, Banco Central Real Digital
Bancos pedem participação de BC em discussão sobre juro do rotativo (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse nesta segunda-feira (17) que o Banco Central (BC) será envolvido na discussão para reduzir o juro cobrado no rotativo do cartão de crédito.

A participação do BC no debate é um pedido dos bancos, uma vez que a instituição é a responsável pela regulamentação do serviço de crédito rotativo. Atualmente, a taxa média é de 417,4% ao ano.

No fim da tarde, o ministro da Fazenda se reuniu com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e com os CEOs de Itaú, Bradesco, Santander e Nubank.

Segundo Haddad, no encontro, foram discutidos os principais desafios do modelo atual do rotativo, que passa por diferentes agentes, como bancos, operadoras de maquininhas e lojistas.

“Houve um pedido para envolvermos o Banco Central (BC). [Os bancos] vão entregar um cronograma de apresentação de um estudo [sobre o rotativo]. Eu pedi celeridade, pois é uma preocupação do presidente Lula”, disse Haddad a jornalistas na saída do Ministério da Fazenda.

Haddad defende redução do juro através da negociação

Como o Money Times mostrou, a diminuição dos juros do cartão de crédito está na mira do governo desde o fim de março. Na ocasião, Haddad classificou a taxa do crédito rotativo como “estratosférica” e disse que tomaria providências para trazê-la a um “bom termo”.

Nesta segunda, o ministro sinalizou que o encontro com as instituições financeiras é mais uma etapa nas negociações para viabilizar a redução do juro.

“[O juro do rotativo] está prejudicando muito a população de baixa renda. Uma boa parte das pessoas que estão no Serasa hoje é por causa de cartão de crédito, e elas não conseguem sair do rotativo”, disse.

“Nós vamos encontrar um caminho, um caminho negociado, como nós fizemos com a redução do consignado dos aposentados”, completou.

A diminuição dos juros do cartão de crédito é uma entre as 14 medidas que são estudadas pelo governo para melhorar a situação do crédito no país. Segundo Haddad, o pacote econômico será anunciado em breve.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar