CryptoTimes

Rede Tron lança sua primeira stablecoin própria – USDD – no blockchain

05 maio 2022, 14:10 - atualizado em 05 maio 2022, 14:10
Tron
Para o fundador da Tron, as criptomoedas serão liquidadas por stablecoins descentralizadas no futuro (Imagem: YouTube/Tron DAO)

A nova stablecoin algorítmica de TronUSDD — foi oficialmente lançada no blockchain da rede, segundo um porta-voz da companhia.

A stablecoin — muito semelhante à UST, da rede Terra — foi criada para incentivar arbitradores a manter o preço da moeda com lastro ao dólar, por meio da negociação entre TRX, o token nativo de Tron, e USDD.

Assim como Terra, Tron também mostrou sua intenção de estabelecer uma reserva de US$ 10 bilhões em bitcoin (BTC) e outras criptomoedas para oferecer suporte à nova stablecoin.

Tron divulgou seu plano de lançar USDD em 21 de abril. Segundo o comunicado, a stablecoin estará disponível na Ethereum e BNB Chain por meio do protocolo entre blockchain (“cross-chain”) da rede BitTorrent.

Em entrevista ao The Block, o fundador da Tron, Justin Sun, disse que vê USDD tornando-se “como o bitcoin” — exceto que, em teoria, o preço da stablecoin estará alinhado ao do dólar. Tanto Sun quanto o fundador da Terra, Do Kwon, falaram de seus desejos de desenvolver stablecoins que sejam resistentes à interferência de reguladores.

“Precisamos tornar a stablecoin na indústria tão descentralizada quanto o bitcoin, para que ninguém possa mexer com ela”, disse Sun. “Acredito que nos próximos cinco a dez anos, as criptomoedas serão liquidadas por stablecoins descentralizadas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Plano B” de Tron

Uma organização autônoma descentralizada (DAO), chamada Tron DAO, fará a gestão da USDD. Tron DAO irá administrar uma reserva com uma taxa de juros de 30%, segundo o comunicado de 21 de abril.

A DAO também irá supervisionar a tentativa de arrecadação de US$ 10 bilhões em bitcoin e outras criptomoedas descentralizadas para a reserva.

A ideia é que a reserva ajude a preservar os lastros das stablecoins USDD e UST, caso uma queda brusca e repentina no mercado cripto leve o algoritmo a falhar.

“A prioridade número um é estabilizar USDD”, disse Sun. “Queremos manter USDD estável e ganhar a confiança das pessoas”.

Sun e Tron pretendem colaborar com investidores institucionais — principalmente corretoras de criptomoedas e capitalistas de risco — para dar início à reserva de USDD, apesar de o fundador da rede não ter dado nomes.

Tron DAO também contribuirá com TRX, bitcoin, ether (ETH) e stablecoins já estabilizadas para montar a reserva, acrescentou Sun.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

theblock@moneytimes.com.br