CryptoTimes

Rede do ethereum (ETH) aprova mecanismo que irá aumentar capacidade de transações e acirra disputa com solana (SOL)

04 fev 2025, 11:21 - atualizado em 04 fev 2025, 11:51
Mineração ethereum unsplash
A mudança foi implementada após a metade dos validadores apoiarem o ajuste. Aumentar o limite permite que o ethereum, além de processar mais transações e operações mais complexas, também otimiza o uso das taxas de transferência dentro da blockchain. (Imagem: Unsplash/Michael Förtsch)

A capacidade da rede (blockchain) do ethereum (ETH) ficou maior na noite da última segunda-feira (3). Os desenvolvedores concordaram em aumentar o limite de “gas” sem a necessidade de uma divisão da rede (hard fork).

Voltando alguns passos, as taxas de rede (gas fees) são uma forma de recompensar os validadores pelo seu trabalho de autenticar as informações de cada bloco.

Porém, existe uma capacidade limite de informação para cada bloco, chamado de “unidades de gás” da rede. 

Assim, a capacidade de informação da rede subiu para 36 milhões de unidades após a rede do ethereum atingir um topo de 32 milhões de unidades. 

A mudança foi implementada após a metade dos validadores apoiarem o ajuste. Aumentar o limite permite que o ethereum, além de processar mais transações e operações mais complexas, também otimiza o uso das taxas de transferência dentro da blockchain

Em outras palavras, a atualização abre espaço para a criação de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) mais sofisticados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ethereum (ETH) vs. Solana (SOL)

A atualização acontece em meio a uma forte valorização da concorrente do ethereum, a solana (SOL), a quinta maior criptomoeda do mundo e uma das maiores plataformas de primeira camada (layer one ou L1) do setor.

Enquanto o ETH cai cerca de 15,7% no acumulado de 2025, a SOL sobe 11,4% no mesmo intervalo de tempo. 

A solana é uma blockchain criada na esteira das ethereum killers, isto é, projetos nascidos para desbancar o ethereum como a principal rede de L1, onde são construídos aplicativos descentralizados (dApps) e outros protocolos do ramo de criptomoedas.

Recentemente, a solana ganhou destaque no mercado por ser o ambiente preferido dos investidores para a criação de memecoins.

Isso porque a blockchain da SOL tem taxas de transações mais baratas e é mais rápida do que a do ethereum, o que faz dela a favorita para o nascimento de toda sorte de projetos — inclusive, daqueles nascidos de piadas da internet.

A chegada de grandes projetos como as criptomoedas do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e outras como Bonk e dogwifhat — duas das maiores memecoins do mundo — fez com que a solana ganhasse um grande volume de recursos e ganhasse escalabilidade. 

Veja a seguir porque os analistas do Onde Investir indicam ter ethereum e solana — além de bitcoin — na sua carteira: 

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.