Rede Dfinity está finalmente lançando o seu “Computador da Internet”
Após anos de hype e expectativa, Dfinity, uma rede descentralizada que seus criadores chamam de “Computador da Internet”, está finalmente indo ao ar.
O projeto, desenvolvido por uma organização suíça sem fins lucrativos chamada Dfinity Foundation, foi anunciada em 2008 e arrecadou mais de US$ 160 milhões. Seus desenvolvedores e promotores afirmam que a nova rede pode ser a base de uma internet nova e descentralizada.
“Em sua essência, o Computador da Internet é o primeiro blockchain do mundo a operar a uma velocidade de internet com capacidade ilimitada — solucionado o ‘trilema do blockchain’ ao produzir uma rede blockchain que é descentralizada, segura e escalável”, afirma a Dfinity Foundation.
Dfinity apresenta um “sistema algorítmico de governança” que irá integrar centros de dados independentes e “máquinas de nós” desenvolvidas sob medida.
Atualmente, a rede possui suporte de 48 centros de dados, que operam 1,3 mil nós na América do Norte, Europa e Ásia, segundo a fundação. Acrescenta que, até o fim do ano, haverá 123 centros de dados que irão operar 4,3 mil nós.
Dominic Williams, fundador e cientista de dados da Dfinity, sempre considerou a rede como um antídoto ao que ele chama de monopolização da internet pelas Big Techs.
“Daqui a dez anos, a ampla comunidade de tecnologia irá perceber que o Computador da Internet está a caminho de, um dia, se tornar a plataforma computacional principal da humanidade para o desenvolvimento de software, e a “Internet Aberta” irá predominar o sistema próprio e inacessível das Big Techs”, afirmou Williams.
Web 3.0: o que podemos esperar
da futura internet descentralizada?