Rede de hospitais Kora Saúde avalia IPO
A rede de hospitais Kora Saúde, que faz parte do portfólio da gestora norte-americana de private equity HIG Capital, avalia fazer uma oferta pública inicial de ações no ano que vem, disseram três fontes familiarizadas com o assunto.
HIG e Kora discutiram com bancos de investimento nas últimas semanas a contratação deles para um IPO, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada ainda sobre a listagem.
O movimento da Kora ocorre no momento em que a maior rede privada de hospitais do Brasil, a Rede D’Or se prepara para concluir seu IPO na próxima semana, buscando uma avaliação de cerca de 128 bilhões de reais. Com acionistas como a gestora de fundos de private equity Carlyle e o fundo soberano de Cingapura GIC, a Rede D’Or possui 51 hospitais e 8.505 leitos.
O elevado valor que a Rede D’Or pode alcançar levou a Kora e tem inspirado outras empresas de saúde a explorar um IPO também. Já listadas, Hapvida e Notre Dame Intermédica têm apresentado desempenho superior ao do Ibovespa neste ano.
A HIG, com sede nos Estados Unidos e com 42 bilhões de dólares em ativos sob gestão, comprou uma participação na Kora em 2018, quando ela era conhecida como hospital Meridional, e a partir disso formou uma cadeia de hospitais via aquisições.
A Kora administra 10 hospitais, com 900 leitos, em sete cidades, principalmente no Estado do Espírito Santo, segundo seu site.