Rede cripto Stellar tem suas transações interrompidas; desenvolvedores investigam
A rede Stellar não processa transações há horas, segundo dados disponíveis.
Diversos exploradores de bloco mostram que a transação mais recente aconteceu há cinco horas. Segundo um anúncio no site da Stellar, “certos validadores largaram a rede”.
Às 8h45 (horário de Brasília), a página de incidentes da plataforma afirmava que desenvolvedores “continuam a investigar e testar uma possível correção, mas não podemos fornecer um horário estimativo desse conserto neste momento”.
“Engenheiros da SDF [Stellar Development Foundation] continuam a investigar esse incidente”, afirmou a fundação na mensagem mais recente, às 10h26.
Nesta terça-feira (6), a corretora cripto Bitstamp afirmou que interrompeu temporariamente depósitos e saques de XLM, o token nativo da Stellar, em vista dos problemas.
“Temporariamente interrompemos depósitos e saques por conta dos problemas na rede Stellar. Estamos monitorando a situação e iremos mantê-los atualizados”, tuitou a corretora.
We've temporarily stopped $XLM deposits and withdrawals due to issues on the @StellarOrg network. We are monitoring the situation and will keep you updated. Stellar's status page: https://t.co/iL7a31OgaL
— Bitstamp (@Bitstamp) April 6, 2021
Atualização às 16h04: “em um anúncio posterior, a SDF disse que às 5h da manhã (horário de Brasília), os nós validadores pararam temporariamente de validar transações na rede Stellar. A API [interface de programação de aplicações] pública Horizon também está fora do ar temporariamente. Porém, a rede Stellar ainda está on-line”.
A equipe de engenharia da SDF está trabalhando para encontrar a causa e solucionar o problema para disponibilizar novamente os nós da SDF o mais rápido possível. Em uma tentativa de garantir a continuidade, SDF também está trabalhando ativamente com os validadores Nível Um da rede.
No momento, exploradores públicos mostram que transações estão sendo processadas na rede.
Desde a atualização original, Stellar afirmou que sua API Horizon está novamente on-line.