Rede Acala revela planos para retomada de operações após erro com stablecoin aUSD
A rede Acala revelou, nesta sexta-feira (23), planos para retomar operações após um erro de emissão que resultou em um incidente com a stablecoin aUSD em agosto.
Acala é um parachain de finanças descentralizadas (DeFi) em Polkadot (DOT) que alimenta o ecossistema de aUSD com funcionalidade entre blockchains.
Um incidente de configuração, ocorrido em agosto, relacionado ao pool de liquidez iBTC/aUSD levou à emissão errônea de três bilhões de aUSD.
O problema na configuração do contrato autônomo permitiu que fornecedores de liquidez de Acala recebessem os tokens emitidos pelo erro e adicionassem, repetidamente, mais liquidez para resultar no maior recebimento de mais aUSD, levando à perda da paridade da stablecoin ao dólar.
Uma quantidade significativa da stablecoin de Acala foi transferida para ecossistemas de outros blockchains em Polkadot e corretoras centralizadas, embora a equipe da rede tenha confirmado que 99% das emissões errôneas permaneceram na própria Acala.
Acala recupera maioria dos tokens
Após uma série de votações de governança urgentes, diversas operações de Acala foram pausadas enquanto a equipe investigava o problema. Na sequência, Acala recuperou 2,97 bilhões de aUSD emitidos, a partir de 16 endereços identificados e queimou os tokens após discussão na comunidade.
No comunicado feito hoje (23), Acala disse que “após a execução da votação de governança pela comunidade e a publicação de relatórios de rastreamento, todos os pools de liquidez em Acala estão recapitalizados e reequilibrados”.
Todas as aUSD em circulação também estão com garantias completas após Acala Foundation ter emprestado aUSD de seus próprios fundos para queimar e obter a garantia completa novamente. Por isso, a rede Acala está pronta para retomar operações.
Visto que uma votação aprovou a retomada das operações, a equipe de Acala recomendou uma abordagem em fases. A primeira fase permite que fornecedores de liquidez façam saques em pools de liquidez. A segunda fase reativa todas as operações remanescentes, exceto oráculos. A terceira fase ativaria, então, oráculos.
Acala Foundation disse que continuará trabalhando com parceiros jurídicos e autoridades para recuperar os fundos remanescentes. Uma recompensa de até 5% está aberta para qualquer um que devolva pelo menos 95% dos fundos envolvidos que foram transferidos para fora de Acala. A fundação disse que não tomará outras ações contra endereços que enviaram os fundos para fora do parachain.
Siga o Crypto Times no Instagram!
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.