Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Recuperação de crédito sobe 2,6% em abril; queda ainda é de 6,2% no ano

Equipe Money Times - 15/05/2019 - 8:51
Fraco crescimento da renda ajuda a explicar a queda acumulada do indicador em 2019 (Imagem: USP Imagens)

O indicador de recuperação de crédito – elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas pelas empresas credoras – teve alta de 2,6% em abril, na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, segundo medição efetuada pela Boa Vista, companhia de análise e inteligência de mercado.

Entretanto, na comparação com o mesmo mês de 2018, houve diminuição de 5,4%. Já em 2019, o indicador ainda acumula queda de 6,2%.

Em termos regionais, o acumulado do ano apresenta alta apenas na região Norte (3,6%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior redução (-14,7%), seguida do Sudeste (-5,8%), Centro-Oeste (-5,3%) e Nordeste (-2,8%). Na comparação mensal, houve alta em todas as regiões.

Continua depois da publicidade

Os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra, somados ao fraco crescimento da renda, ajudam a explicar a tendência de queda da recuperação de crédito.

Apesar da alta de abril, que é uma notícia positiva, ainda é cedo para falar em mudança de tendência, uma vez que não há qualquer indício de alteração consistente na situação do mercado de trabalho.

Leia mais sobre: Boa Vista SCPC, Crédito, Economia
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você