Economia

Recuperação de crédito sobe 2,6% em abril; queda ainda é de 6,2% no ano

15 maio 2019, 8:51 - atualizado em 15 maio 2019, 8:53
Fraco crescimento da renda ajuda a explicar a queda acumulada do indicador em 2019 (Imagem: USP Imagens)

O indicador de recuperação de crédito – elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas pelas empresas credoras – teve alta de 2,6% em abril, na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, segundo medição efetuada pela Boa Vista, companhia de análise e inteligência de mercado.

Entretanto, na comparação com o mesmo mês de 2018, houve diminuição de 5,4%. Já em 2019, o indicador ainda acumula queda de 6,2%.

Em termos regionais, o acumulado do ano apresenta alta apenas na região Norte (3,6%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior redução (-14,7%), seguida do Sudeste (-5,8%), Centro-Oeste (-5,3%) e Nordeste (-2,8%). Na comparação mensal, houve alta em todas as regiões.

Os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra, somados ao fraco crescimento da renda, ajudam a explicar a tendência de queda da recuperação de crédito.

Apesar da alta de abril, que é uma notícia positiva, ainda é cedo para falar em mudança de tendência, uma vez que não há qualquer indício de alteração consistente na situação do mercado de trabalho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar