Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Recuperação de crédito avança 1,4% em setembro, mostra Boa Vista

Diana Cheng - 09/10/2019 - 14:48
No acumulado do ano, o indicador tem queda acumulada em 4,6%

O indicador de recuperação de crédito da Boa Vista avançou 1,4% em setembro em comparação com o mês anterior, segundo os dados dessazonalizados divulgados pela empresa.

Na análise interanual (setembro de 2019 ante setembro de 2018), o aumento foi de 3,2%. No entanto, o indicador está em queda de 4,6% no acumulado do ano.

“Se, por um lado, o indicador de registros de inadimplência vem apresentando queda em 12 meses, sugerindo que boa parte dos consumidores ainda estão conseguindo manter em dia o pagamento de novas dívidas, por outro lado, o indicador de recuperação também segue em queda nesta base de comparação, sinalizando dificuldade dos consumidores com dívidas em atraso de reequilibrarem a sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes”, ressaltou a Boa Vista.

Dentre os motivos por trás da dificuldade estão os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Regiões

No acumulado do ano, apenas a região Norte, com 1,5%, apresentou alta na recuperação de crédito. O Sul, por sua vez, teve a maior redução, de 9,8%, seguido pelo Centro-Oeste, com retração de 4,2%, e Sudeste, de 4,1%.

Na análise mensal de setembro, todas as regiões avançaram. Na interanual, Norte e Sul, ambas as regiões com variação de 6,2%, foram os destaques positivos.

FGTS

O resgate dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) contribuiu para o aumento da recuperação de crédito em setembro.

Segundo a Boa Vista, 56% dos que fariam o saque do FGTS utilizariam o dinheiro para pagar as contas, sendo que 42% iriam pagar as atrasadas e 14% as que estavam em dia.

Última atualização por Diana Cheng - 09/10/2019 - 14:48