Recessão à vista? Economia em julho piorou nos principais países do mundo
Dados de atividade econômica divulgados nesta segunda-feira (1) alimentam ainda mais os temores de que uma recessão de tamanho global possa estar se aproximando. Levantamento da S&P Global reportou piora dos índices de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial em todas as principais economias do globo. Isso inclui o Brasil.
Na China, a atividade caiu de 51,3 para 50,4 pontos. No Japão, por sua vez, o número chegou ao menor patamar dos últimos 10 meses, aos 52,1 pontos.
O cenário na Europa é mais dramático: o PMI chegou a 49,8 pontos na zona do euro, mostrando os últimos efeitos da crise energética deflagrada no continente após a Rússia diminuir a oferta de gás natural pelo duto Nord Stream 1. Marcações abaixo de 50 pontos indicam contração da atividade econômica.
Nas Américas, o PMI industrial dos EUA caiu 0,5 ponto entre junho e julho, aos 52,2 pontos O novo recuo na manufatura norte-americana vem uma semana após o país ter entrado conceitualmente em recessão.
Os dados da manufatura do Brasil também registraram baixa, apesar de mais moderada, com o PMI decrescendo apenas 0,1 ponto em relação à medida de junho, no patamar dos 54 pontos.
Nem tudo é sobre recessão
De acordo com a análise do economista-chefe da Capital Economics, William Jackson, uma das únicas notícias boas desta rodada de indicadores reside no recuo das pressões de custos sobre a produção; é o menor nível registrado dos custos de produção desde outubro de 2020.
Segundo William, este resultado pode já ser uma consequência dos ciclos de aperto monetário conduzidos pelos bancos centrais nas Américas e, mais incipientemente, na Europa.
Money Times é Top 8 em Investimentos!
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!