Economia

Receita e B3 lançam calculadora para ajudar na declaração do IR 

19 dez 2024, 16:03 - atualizado em 19 dez 2024, 16:03
Imposto de Renda 2024, Receita Federal, Restituição, 2º Lote, Consulta, Pagamento, Lote Residual
O pagamento do 2º lote residual da Restituição do Imposto de Renda 2024 acontece no dia 29 de novembro (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Receita Federal e a B3 lançaram na quarta-feira (18) o ReVar, uma calculadora gratuita com intuito de ajudar os investidores pessoas físicas a declararem os investimentos da bolsa de valores no Imposto de Renda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O funcionamento já está disponível para todos os usuários na Área do Investidor da B3 e poderá ser usada a partir do 10º dia do mês seguinte ao mês da autorização de compartilhamento das informações.

A ferramenta ganhou esse nome — ReVar — em referência ao programa auxiliar de apuração do Imposto de Renda de pessoa física, decorrente de operações de renda variável. 

A calculadora chega com o propósito de otimizar o tempo do usuário, trazer mais praticidade e segurança para o cálculo do imposto de diferenças operações, além de incentivar a cultura de investimento no Brasil. 

Como funciona? 

O usuário terá os dados referentes às operações realizadas na B3 carregados diretamente na bolsa, onde serão apurados os ganhos e prejuízos líquidos resultantes da operação e, caso necessário, a ferramenta calculará o imposto requerido para realizar o pagamento.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para fins de consulta, a ferramenta sempre pedirá reconhecimento facial, para garantir a segurança e confidencialidade das informações. Além disso, os usuários precisarão autorizar que os dados sejam compartilhados em conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Passo a passo para utilizar: 

  • Acessar o ReVar na Área do Investidor da B3;
  • Autorizar o compartilhamento de dados;
  • Usuário será direcionado para o portal e-Cac da Receita Federal, devendo informar o valor dos ganhos e perdas dos ativos;
  • Após a conclusão o sistema irá o sistema exibirá com as seguintes opções: Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações.

Nessa etapa, o investidor poderá ver se há imposto a ser recolhido ou não, decorrentes de todos os meses do ano. Para impostos menores que R$ 10, serão calculados nos próximos meses até completar valor mínimo de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

  • Em seguida, o usuário deverá apertar na opção de “Gerar DARF”, onde será gerado um código de barras e com QR-Code para pagamento via PIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar