Receita e B3 lançam calculadora para ajudar na declaração do IR
A Receita Federal e a B3 lançaram na quarta-feira (18) o ReVar, uma calculadora gratuita com intuito de ajudar os investidores pessoas físicas a declararem os investimentos da bolsa de valores no Imposto de Renda.
O funcionamento já está disponível para todos os usuários na Área do Investidor da B3 e poderá ser usada a partir do 10º dia do mês seguinte ao mês da autorização de compartilhamento das informações.
A ferramenta ganhou esse nome — ReVar — em referência ao programa auxiliar de apuração do Imposto de Renda de pessoa física, decorrente de operações de renda variável.
- LEIA TAMBÉM: A loteria americana Mega Millions sorteia R$ 5 bilhões nesta semana e você pode concorrer sem sair de casa; veja como
A calculadora chega com o propósito de otimizar o tempo do usuário, trazer mais praticidade e segurança para o cálculo do imposto de diferenças operações, além de incentivar a cultura de investimento no Brasil.
Como funciona?
O usuário terá os dados referentes às operações realizadas na B3 carregados diretamente na bolsa, onde serão apurados os ganhos e prejuízos líquidos resultantes da operação e, caso necessário, a ferramenta calculará o imposto requerido para realizar o pagamento.
Para fins de consulta, a ferramenta sempre pedirá reconhecimento facial, para garantir a segurança e confidencialidade das informações. Além disso, os usuários precisarão autorizar que os dados sejam compartilhados em conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Passo a passo para utilizar:
- Acessar o ReVar na Área do Investidor da B3;
- Autorizar o compartilhamento de dados;
- Usuário será direcionado para o portal e-Cac da Receita Federal, devendo informar o valor dos ganhos e perdas dos ativos;
- Após a conclusão o sistema irá o sistema exibirá com as seguintes opções: Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações.
Nessa etapa, o investidor poderá ver se há imposto a ser recolhido ou não, decorrentes de todos os meses do ano. Para impostos menores que R$ 10, serão calculados nos próximos meses até completar valor mínimo de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
- Em seguida, o usuário deverá apertar na opção de “Gerar DARF”, onde será gerado um código de barras e com QR-Code para pagamento via PIX.