Receita da Xiaomi fica abaixo do esperado com aumento da competição
A Xiaomi divulgou um aumento de 8,2% na receita do terceiro trimestre, menor do que o esperado, uma vez que o crescimento das vendas de smartphones estagnou em meio à competição cada vez mais intensa com rivais.
A empresa disse nesta terça-feira que as vendas de smartphones, de onde obtém a maior parte de sua receita, aumentaram 0,4%, para 47,8 bilhões de yuanes (7,49 bilhões de dólares) nos três meses até 30 de setembro.
As remessas trimestrais de smartphones caíram 5,8% no ano, de 46,6 milhões de unidades para 43,9 milhões de unidades. A empresa apontou a escassez global de chips como a causa do declínio.
As vendas totais subiram para 78,06 bilhões de yuanes, abaixo de uma estimativa de mercado de 79,20 bilhões de yuanes da Refinitiv.
A Xiaomi, que havia conseguido conquistar participação de mercado na China após a retirada da rival Huawei, atingida por sanções, recentemente perdeu terreno não apenas para os campeões de vendas Oppo e Vivo, mas também para Honor, marca derivada da Huawei.
A Honor ultrapassou a Xiaomi e alcançou o terceiro lugar em participação no mercado de smartphones na China no trimestre de julho a setembro, de acordo com a Canalys.
A Xiaomi também ganha dinheiro com a venda de anúncios online e outros tipos de hardware de consumo. O crescimento em sua unidade de serviços de internet, que ganha dinheiro principalmente com a veiculação de anúncios em vários aplicativos, aumentou 27% no ano.
Excluindo itens extraordinários, o lucro somou 5,18 bilhões de yuanes, praticamente em linha com as projeções de analistas de 5,09 bilhões de yuanes.