Internacional

‘Recebido como um rockstar’: Discurso de Lula na COP27 tem cobertura positiva na imprensa internacional

17 nov 2022, 12:02 - atualizado em 17 nov 2022, 12:02
Lula
Participação de Lula tem repercussão positiva (Imagem: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany)

A imprensa internacional não poupou elogios à presença e ao discurso de Lula na COP27.

Aos principais jornais do mundo não escapou a recepção efusiva que o petista recebeu de apoiadores na última quarta-feira. Para o Le Monde (França), Lula foi recebido como um ‘rockstar’ no Egito ao se apresentar como um campeão contra à crise climática, “oferecendo fé ao povo brasileiro e ao planeta”.

O New York Times  (EUA) destacou a presença da comitiva de Lula na primeira página. Para o jornalista Max Bearak, correspondente do veículo em assuntos climáticos, o discurso de Lula não trouxe grandes anúncios, mas fomentou altas expectativas sobre a volta do Brasil como líder no combate às mudanças do clima.

Os veículos também salientaram a fala de Lula sobre o combate à fome a à pobreza extrema no mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comparação a Bolsonaro

A boa imagem de Lula na conferência também foi construída por contraste à amplamente criticada atuação do presidente Jair Bolsonaro na seara ambiental.

O discurso de Lula foi descrito pelo The Guardian (Reino Unido) como um pacto pela reversão da destruição da floresta amazônica ocorrida durante o governo Bolsonaro.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram evocados para lembrar que, durante os últimos quatro anos, cerca de 40.000 km2 da floresta foram destruídos para a prática da agropecuária e da mineração.

O presidente Bolsonaro também foi lembrado por não ter aceitado receber a conferência climática em seu primeiro ano de mandato, em oposição à disposição de Lula de receber a COP30 na Amazônia, em 2025.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!