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Rebranding dos M&M’s: o que representa para o futuro das marcas?

24 jan 2022, 14:49 - atualizado em 24 jan 2022, 15:30
M&M
A M&M’s passou por um rebranding, em busca de se aproximar do público e promover diversidade (Imagem: Unsplash/tommao wang)

O rebranding é o reposicionamento de uma marca, ou seja, mudanças em sua identidade visual e comunicação como um todo que visam mostrar ao público um novo momento, posicionamento, propósito e comunicação, sendo uma ação comum em diversas marcas e empresas.

Com o passar dos anos, devido às pautas sociais e mudanças de comportamento dos consumidores, muitas marcas têm passado por este processo, especialmente as mais antigas, que sentem a necessidade de reposicionar a marca de acordo com o público contemporâneo, como é o caso dos famosos M&M’s

A marca existe há mais de 80 anos e se consolidou pelos chocolates coloridos que conta com os próprios M&M’s como personagens em suas campanhas publicitárias. Dessa forma, a M&M’s fez alterações nesses personagens como parte do rebranding, que apesar de sutis, representam mudanças significativas para o futuro das marcas. 

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Principal mudança: “tchau” saltos altos e “olá” conforto

Uma das principais mudanças se encontra na substituição de saltos por tênis em uma das personagens femininas, enquanto na outra, o tamanho do salto foi diminuído. 

Mas o que isso significa? 

Cada vez mais as mulheres têm buscado conforto, explorando a moda com tênis ao invés de saltos que tornam o desconforto ainda maior ao longo do dia. 

Essa simples mudança representa um cuidado que as marcas precisam ter com os atuais comportamentos dos consumidores, de forma a garantir que as pessoas se identifiquem com os personagens utilizados em suas campanhas de marketing

Em 2020, a venda de saltos altos caiu em 71%, o que representa em dados uma mudança que não pode ser ignorada. 

Mesmo as mudanças sutis do reposicionamento da M&M’s representam mudanças para o futuro das marcas (Imagem: M&M’s)

Mudança nos comportamentos

Cada personagem, representando uma cor do chocolate, tem uma personalidade, sendo que o “Red” é conhecido por ser muito mandão, enquanto o “Orange” tem comportamentos que remetem à ansiedade. 

A mudança nos comportamentos estão presentes na flexibilização do comportamento do Red, o reconhecimento da ansiedade do Orange e o aumento da confiança do Green. 

Essas mudanças visam criar uma identificação com o público, considerando questões da sociedade atual, como por exemplo a ansiedade — que precisa ser reconhecida para que possa ser tratada.

Tratamento dos gêneros

A questão de gênero tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade, o que é um aspecto essencial para que as marcas saibam como se posicionar, respeitar e tratar da forma devida. 

No rebranding dos M&M’s, não serão mais utilizados prefixos para os nomes dos personagens, de forma a levar o foco para suas personalidades. 

O futuro das marcas

Tudo isso representa para o futuro das marcas a necessidade de priorizar o cuidado com estes e outros aspectos que estão se tornando cada vez mais importantes e analisados pelo público das empresas. 

As redes sociais permitem discussões, comentários e observações rápidas e que se disseminam de forma expressiva sobre os posicionamentos das marcas e sua comunicação, por isso, essa análise do rebranding da M&M’s representa para o futuro das marcas a expansão da necessidade de considerar aspectos sociais atuais. 

Portanto, compreender as pautas atuais de diversidade, inclusão e comportamento é fundamental para marcas se comunicarem de forma assertiva com seus públicos.