Realização de lucros ou açúcar e a soja buscam novas máximas? Dois dos destaques da 2ª (16)
Açúcar com a máxima recorde de 20 cents de dólar por libra-peso, depois do disparo de 2,66%. Soja acima de 1,80% de alta, em pico de US$ 13,65 o bushel.
Os dois destaques entre as commodities nesta sexta (13) deverão ser os destaques na abertura dos negócios nas bolsas de Nova York e Chicago, respectivamente, na segunda (16).
Não se descarta uma boa parcela de realização de lucros com ambas commodities – movimento clássico depois de fortes altas, mas mais frequente entre os derivativos sujeitos a maior risco -, porém há fundamentos para continuidade de compras de posições formando novos tetos.
O adoçante engata diretamente no balanço de oferta brasileiro, nas apostas de uma safra bastante frágil em cana e no seu mix.
Com a quinzena fechada, os agentes internacionais ficarão também à espera da divulgação das estatísticas da Unica, quanto ao volume de moagem e produção de açúcar, já pegando o impacto das últimas geadas.
A soja, por sua vez, veio neste último dia da semana da formação de novas compras chinesas nos Estados Unidos e no Brasil, portanto sob pressão positiva da demanda, alinhada aos dados da quinta do USDA de menor produção nos Estados Unidos por origem climática.