Realidade aumentada é a nova aposta da Apple para atrair assinantes ao TV+
A Apple planeja adicionar conteúdo de realidade aumentada ao serviço de streaming de vídeo Apple TV+, buscando novas maneiras de atrair e reter assinantes e impulsionar o interesse nessa tecnologia.
Com o novo recurso, elementos de um programa, como personagens ou objetos, seriam exibidos no smartphone ou tablet do usuário e integrados ao ambiente, de acordo com pessoas familiarizado com o projeto.
Por exemplo, um espectador da cena de caminhada na lua na série “For All Mankind”, disponibilizada pela Apple, poderia visualizar o veículo lunar virtual na tela de seu dispositivo, aparentemente empoleirado na mesa de centro da sala de estar. A opção serviria como bônus — da mesma forma que os comentários do diretor ou trailer que acompanha o download de um filme — e seria acessada a partir do aplicativo Apple TV no iPhone ou iPad.
O recurso de realidade aumentada deve estrear no próximo ano, antes do lançamento do headset da Apple em 2022, que será voltado para realidade aumentada e realidade virtual, informaram as fontes, que pediram anonimato porque não têm autorização para discutir o plano publicamente. O lançamento do recurso do serviço TV+ estava programado para este ano, mas os efeitos da pandemia do coronavírus sobre o desenvolvimento de software e sobre a produção cinematográfica impediram esse objetivo.
A Apple ainda pode decidir descartar o plano, segundo as fontes. Um porta-voz da companhia não quis comentar.
O conteúdo na forma de bônus tem sido uma das várias táticas da Apple para valorizar o serviço TV+ e reter assinantes. A Apple se prepara para lançar podcasts relacionados a programas do TV+, segundo reportagem já publicada pela Bloomberg.
A empresa também está criando pacotes de assinatura chamados Apple One, que incluirão o TV+ junto com acesso com desconto a outros serviços, como Apple Music e Apple Arcade. Na semana passada, a Apple estreou o primeiro pacote de vídeo do TV+, oferecendo aos assinantes desconto para acessar os serviços CBS All Access e Showtime.
A gigante sediada em Cupertino, Califórnia, lançou o TV+ no ano passado nos EUA cobrando US$ 4,99 mensais, mas muitos clientes ainda estão aproveitando os 12 meses de serviço grátis oferecido com a compra de produto Apple. O prazo das primeiras contas experimentais termina apenas algumas semanas após a estreia dos próximos iPhones, em outubro. A empresa considera manter a oferta de acesso gratuito para atrair novos assinantes, mas durante um prazo reduzido, disseram as fontes.
Embora o crescimento da receita com assinaturas seja uma estratégia importante para a Apple no momento, a realidade aumentada é fundamental para os dispositivos que a empresa lançará no futuro. Alguns dos próximos iPhones incluirão scanners Lidar 3-D, incluídos no último iPad Pro, que aceleram o carregamento de aplicativos de realidade aumentada e dão noção melhor do ambiente, segundo informações passadas por pessoas com conhecimento dos equipamentos.
A Apple se prepara para lançar em 2022 um headset que mistura realidade aumentada e virtual, com foco em jogos, vídeos e reuniões virtuais, segundo reportagem anterior da Bloomberg. Óculos para realidade aumentada devem ser vendidos já em 2023.
O recurso de realidade aumentada do serviço TV+ daria à Apple mais conteúdo para exibir em dispositivos lançados no futuro. Atualmente, os únicos recursos de realidade aumentada para consumidores disponíveis para iPhone são o aplicativo Measure e os Animojis. Fora isso, a empresa depende de terceirizados para desenvolver ferramentas de realidade aumentada.