Real Digital: O que esperar em um governo Lula ou Bolsonaro?
Os testes do Real Digital – CBDC brasileira – começaram no início de setembro, e tem uma previsão de continuar até janeiro de 2023. Após o término desta fase de testes, o Banco Central vai começar a implementar a fase piloto da CBDC, que deve seguir até o segundo trimestre de 2024.
O que esperar do Real Digital?
No meio do percurso, haverá o segundo turno das eleições para presidente, onde mais tarde, ou Luiz Inácio “Lula” da Silva (PT) será eleito, ou veremos a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
De qualquer maneira, a troca ou permanência do Ministro da Economia – que conversa diretamente com BC sobre o assunto – é um fator que poderia influenciar no processo.
Bernardo Pascowitch, CEO da Yubb Investimentos, comenta que o Real Digital “ainda é bastante nebuloso”, e ainda não há uma definição certa, e por este motivo, é difícil dizer qual dos candidatos à presidência faria maiores avanços.
“A vitória do Bolsonaro levaria pelo mesmo mesmo caminho do desenvolvimento pessoal atual. Com o Lula, por ser algo ainda incipiente , também vejo como alguma maturação”, diz.
Pascowitch diz que a integração do Real Digital com moedas da América Latina – algo já defendido pelo Lula – não seria algo positivo, mas também não enxerga o projeto sendo viabilizado neste caminho.
Fabrício Tota, Diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin relembra que o Presidente do Banco Central possui autonomia sobre o assunto.
“Em fevereiro de 2021, foi sancionado um decreto que garante a autonomia e a adoção de mandatos de quatro anos para o presidente do Banco Central e diretores da autarquia federal, sem serem coincidentes com os ciclos da gestão do presidente da República”, diz.
Para ele, tudo leva a crer que a tendência é de que o resultado das eleições não influencie os rumos do Real Digital.
“Realmente espero que tenhamos avanços significativos ainda durante o mandato do Roberto Campos Neto. Ele tem sido um grande entusiasta do mundo cripto como um todo, em especial da tokenização, e já sinalizou que não deseja ter um novo mandato”, complementa.
No que tange a presidência do Banco Central, Tota comenta que, uma vez que não sabemos quem vem depois, é fundamental que avancemos o máximo possível nos próximos 2 anos. “E estamos nesse caminho”, finaliza.
Em um cenário de Lula, ou Bolsonaro, e seus possíveis Ministros
Quando questionado acerca da posição de Fernando Haddad (PT) e do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles sobre o Real Digital – possíveis nomes de ministros em um governo Lula -, Bernardo Pascowitch, CEO da Yubb Investimentos, enxerga avanços com diferentes propósitos.
“O Meirelles está integrando o conselho da Binance, maior corretora de cripomoedas do mundo. Imagino que teria uma visão favorável ao Real Digital, CBDCs, tokens etc. Todavia, o Haddad já criticou o bitcoin no passado e apoiou a ideia da moeda digital na América Latina”, diz.
Nesse sentido, ele diz que Haddad poderia ter uma posição favorável também, mas de forma a tentar levar o projeto para outros países latinos.
Com relação ao Paulo Guedes, possível cenário no governo Bolsonaro, o cenário provável é de manter o caminho atual de ser favorável. “Embora seja uma pauta mais do que Banco Central do que do governo em si”, finaliza.
Siga o Crypto Times no Instagram!
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.