Real Digital: BC define nome para a moeda; confira
O Banco Central (BC) definiu o nome do que ficou conhecido como o “Real Digital”. Segundo o portal g1, a moeda se chamará Drex. Ainda hoje o BC deve anunciar oficialmente o nome escolhido.
O nome escolhido é uma abreviação da expressão “digital real x”. A liberação da primeira moeda digital oficial do Brasil para o público deve ocorrer até o fim de 2024.
O Real Digital — Drex — funcionará como uma representação virtual da moeda física e poderá ser trocado pela moeda física -e vice-versa -, podendo ser acessado em carteiras virtuais dos bancos e demais instituições financeiras.
O objetivo do BC é baratear custos das operações bancárias, bem como aumentar a aderência do público às novidades digitais do mercado financeiro.
O Drex não terá variação de preço, visto que representa a moeda física – diferente das criptomoedas, que funcionam como ações de empresas.
- BB Seguridade (BBSE3) pagará R$ 3,2 bilhões em dividendos: Veja se vale a pena comprar as ações para aproveitar os proventos no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Bancos para piloto do Real Digital
Em maio, o Banco Central divulgou uma lista de 14 selecionados para participar do Projeto Piloto do Real Digital.
Entre os escolhidos estão Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), assim como Nubank, BTG Pactual e BV. Alguns dos consórcios envolvem Santander Brasil (BCSA34), XP, B3, banco Inter (INBR32), da Inter&Co, entre outros.
Algumas empresas escolhidas já participam do segmento de criptoativos, tendo seu serviço focado no setor. É o caso da Parfin, empresa de estrutura blockchain. Além dela, a LoopiPay, empresa de pagamento cripto para fiduciário e a corretora nacional Foxbit.
Confira a lista completa:
- Bradesco
- Nubank
- Banco Inter, Microsoft e 7Comm
- Santander, Santander Asset Management, F1RST e Toro CTVM
- Itaú Unibanco
- Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin
- SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred
- XP, Visa
- Banco BV
- Banco BTG
- Banco ABC, Hamsa, LoopiPay
- Banco B3, B3 e B3 Digitas
- ABBC: bancos Brasileiro de Crédito, Ribeirão Preto, Original, ABC, BS2 e Seguro; ABBC, BBChain, Microsoft e BIP
- Banco do Brasil