22 set 2022, 9:00
-
atualizado em 21 set 2022, 19:31
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou o boletim Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas do mês de agosto, que mostrou que 43,4% dos reajustes ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Houve queda em relação a julho, em que 48,1% dos reajustes salariais ficaram abaixo da inflação.
O reajuste médio no mês ficou em 10,1%, ante 11,9% em julho. Pelo terceiro mês consecutivo, o reajuste mediano empatou com o INPC acumulado.
Enquanto isso, o piso mediano ficou em R$ 1.390, valor apenas 14,7% acima do salário mínimo.
O estudo mostra ainda que em 30,2% das negociações, o percentual de reajuste ficou acima da inflação, ante 17,9% verificado nos últimos 12 meses.
No período analisado, 232 instrumentos, de acordos ou convenções, foram assinados com reajuste. No ano, as negociações somam 12.888 e, nos últimos 12 meses, 18.136.
Na análise por setor, a indústriade joalheria teve reajuste real mediano de 0,93%, considerando o período de janeiro a agosto. O pior resultado foi para trabalhadores de empresasjornalísticas, que tiveram reajuste médio real negativo, com -3,92%, ou seja, não recuperaram a inflação.
O estudo da Fipe traz na divulgação uma prévia de agosto, indicando que 63,5% das negociações terão reajustes menores que o INPC, 1,9% serão iguais e 34,6% maiores que a inflação.
O Fipe destaca que os resultados da prévia estão sujeitos a flutuações e podem alterar com a inclusão de mais instrumentos. Até o fechamento, apenas 52 haviam sido tabulados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Metodologia
O acompanhamento das negociações coletivas é realizado através de acordos e convenções registradas no Mediador do Ministério da Economia.
Dessa forma, a Fipe coleta os dados e informações disponíveis no sistema, tabula e organiza os valores observados para 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.
A fundação destaca ainda que os valores médios e as medianas dos resultados coletados não são ponderados pela quantidade de trabalhadores cobertos em cada segmento, pois essa informação não consta nas informações depositadas no Mediador.
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!