BusinessTimes

Reajuste do frete dos Correios começa hoje; veja cinco dicas para não ficar no prejuízo

06 mar 2019, 15:50 - atualizado em 06 mar 2019, 15:50
(Fernando Frazão/Agência Brasil/Agência Brasil)

Os Correios confirmaram nesta quarta-feira (6) o reajuste de 8,03% – abaixo do IGP-M de 2018, de 8,74% – no valor dos fretes em compras. A medida já passa a valer a partir de hoje.

Acompanhe o Money Times no Instagram!

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

A notícia, como previsto, não está sendo bem recebida pelos lojistas virtuais, já que muitos precisaram se organizar para não ter prejuízo nas vendas. Pensando nisso, Frederico Flores, especialista em marketplace e head da Becommerce, do Grupo Mercado Livre, dá dicas para os empresários começarem a se preparar para as mudanças ocasionadas pelo aumento do frete.

1. Negocie com fornecedores

Dessa forma, é possível cortar custos para compensar os gastos, podendo manter o valor do frete e dos produtos ao mesmo tempo.

2. Estimule o mínimo de compras

A estratégia de estabelecer um valor ou uma quantidade mínima de peças para compra, viabilizando frete mais barato ou até grátis, pode impulsionar as vendas. Segundo Flores, isso acaba compensando o benefício do frete oferecido ao consumidor.

3. Tenha uma rede de distribuição

A dica do especialista é optar por trabalhar com mais de uma transportadora, visto que cada uma delas possui uma especialidade de entrega. Com isso, é possível baratear os custos e ter mais opções a seu favor.

4. Faça promoções localizadas

Criar ações diferenciadas para regiões com maior concentração de clientes, como fretes mais baixos e combos, é uma boa forma de se livrar de itens encalhados no estoque.

5. Invista em tecnologias e softwares eficientes

Para não ser surpreendido com mudanças – como o reajuste do frete do Correios –, é preciso ter uma gestão de qualidade. Dessa forma, você poderá garantir a saúde financeira do seu negócio e controlar toda a logística de sua empresa.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin