Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Rally do Bitcoin tem relação direta com o aumento das transações

Leandro França de Mello - 10/06/2019 - 18:48
Se TAAR for alto, significa que cada usuário (endereço ativo) está transacionando em valores nocionais elevados (Pixabay)

Uma métrica experimental usada para avaliar a quantidade e a qualidade da atividade na rede bitcoin registrou uma alta de 28 semanas no último sábado, sinalizando que o último aumento de preço da criptomoeda pode ser mais motivado do que muitos esperam.

O TAAR (Transaction Amount to Active Addresses Ratio), proposto inicialmente pelo CoinDesk Contributor e pelo fundador da Pugilist Ventures, Chris Brookins, divide o volume de transações ajustadas de 24 horas (USD) pelo número de endereços ativos para identificar quanto cada endereço ativo gasta em transações por dia em média.

Se TAAR for alto, significa que cada usuário (endereço ativo) está transacionando em valores nocionais elevados, em outras palavras, a “quantidade” de rede (quanto está sendo gasto, ou seja, volume de transação) é alta pela “qualidade” (quantas os usuários estão gastando os fundos, ou seja, endereços ativos).

Quando a quantidade e a qualidade da rede de bitcoins são altas, pode-se esperar uma reação positiva no mercado de bitcoins e vice-versa, quando a relação é baixa.

Desde abril de 2013, o ponto de dados mais antigo disponível via Coinmetrics, isso tem sido comprovado, pois ficou claro que o preço do bitcoin só entra em tendências sustentáveis ​​quando é acompanhado por uma tendência TAAR na mesma direção.

This image has an empty alt attribute; its file name is TAAR-2.png

 

Como mostrado acima, o bitcoin só conseguiu escapar de seu mercado de baixa em 2015, uma vez que sua atividade de rede acelerou, evidenciada pelo fato do TAAR não ter conseguido estabelecer novas mínimas juntamente com o preço do bitcoin e começar a subir (destaque no quadrado vermelho ).

Isso, em certo sentido, acrescentou validação fundamental ao crescimento de preços da bitcoin na época, que muitas vezes é vítima de pura especulação.

Curiosamente, o TAAR do bitcoin está novamente aumentando claramente junto com seu preço de maneira semelhante ao observado no final do mercado anterior em baixa, o que sugere que o crescimento mais recente dos preços do bitcoin pode ser sustentável enquanto a atividade da rede continuar aumentando. Correções no preço devem ser esperadas, mas, de acordo com esse modelo, os touros só devem se preocupar quando o TAAR perder uma altitude significativa.

Agora, o tamanho da amostra é pequeno, abrangendo apenas seis anos, então combinar essa métrica em análise com outras métricas seria frutífero para evitar sinais discrepantes, mas, mesmo assim, a TAAR mostra um aumento na atividade de rede da bitcoin não vista em vários meses, independentemente da sua ligação aos preços. Esse problema da amostragem do Bitcoin já foi abordada aqui nesse portal. Leia mais sobre alocação de recursos em cryptos aqui.

O Cryptowatch indica a Atlas BTC para compra dos seus bitcoins. Com a Atlas BTC, agora você pode comprar Bitcoin e investir no Quantum com segurança e em poucas horas, com um processo ágil e sem burocracia!

Siga-nos no Telegram   no Instagram  no Twitter

 

Leia mais sobre: Bitcoin, Criptomoedas, Cryptowatch

Última atualização por Gustavo Kahil - 10/06/2019 - 19:14