AgroTimes

Raízen (RAIZ4): PEC das Bondades atrapalhou a ação – e abriu oportunidade de alta de 114%, diz BofA

17 set 2022, 9:00 - atualizado em 16 set 2022, 17:39
Raízen
De acordo com o banco, o impulso dos lucros para a Raizen tem sido um pouco mais desafiador, principalmente devido aos preços mais baixos do etanol (Imagem: Divulgação/ Facebook Raízen)

As ações da Raízen (RAIZ4) acumulam tombo de mais de 30% em 2022, muito em função dos preços do etanol, que derrapou 28% desde julho.

No meio do ano, o governo aprovou uma séria de medidas, a chamada PEC das Bondades, que incluía um corte nos impostos estaduais e federais da gasolina que, por tabela, derrubou o etanol.

Ainda vale a pena comprar a ação?

Segundo o Bank of America, sim. Os analistas reiteraram o preço-alvo em R$ 9, potencial de alta de 114%.

De acordo com o banco, o impulso dos lucros para a Raízen tem sido um pouco mais desafiador, principalmente devido aos preços mais baixos do etanol.

“O ano de 2022/23 será marcado por volumes de moagem de cana estáveis, preços de açúcar mais altos em relação ao ano anterior e preços de etanol provavelmente estáveis, enquanto a produção unitária deve subir dois dígitos”, observa.

Além disso, os analistas dizem que do lado da distribuição de combustíveis, o próximo trimestre provavelmente será o pior em termos de margens, dada a marcação a mercado de menores preços de combustível nos estoques.

“Esperamos recuperação da lucratividade nos próximos trimestres”, diz.

Porém, o BofA elenca quatro pontos para continuar confiante com a ação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • a entrega do guidance ainda deve ser um catalisador positivo, principalmente em um cenário adverso;
  • as ações estão precificando os preços de longo prazo do açúcar e do petróleo em níveis muito mais baixos do que os atuais;
  • a Raizen é a empresa mais diversificada do setor, incluindo o cliente final de etanol;
  • as iniciativas de crescimento não estão precificadas, principalmente os projetos de etanol de 2ª geração.

Para onde vai o etanol?

O BofA espera que o risco para os preços ainda está inclinado para baixo devido a dois fatores principais:

  • risco de não haver mais aumento nos impostos sobre a gasolina;
  • pressão potencial sobre a paridade do etanol com a gasolina, dado o nível de estoques no período de entressafra;

“Em um cenário mais conservador, acreditamos que a paridade pode chegar a 67% durante Jan-Mar, implicando um risco de queda de 5% para os preços atuais do etanol”, coloca.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.