Raízen (RAIZ4): Incêndio atinge canavial e paralisa atividades no Bioparque Santa Elisa, em Sertãozinho
Na quinta-feira (22), um incêndio de grandes proporções atingiu um canavial próximo da usina Santa Elisa, da Raízen (RAIZ4), em Sertãozinho (SP), importante polo produtor de cana-de-açúcar do Brasil, obrigando a companhia a paralisar as operações.
Em comunicado ao Money Times, a Raízen informa que o incêndio, de origem ainda desconhecida, iniciado ontem foi extinto na mesma data. Contudo, novos focos surgiram nesta sexta-feira (23) na mesma área onde foi realizado o rescaldo.
As chamas atingiram na quinta-feira parte do estoque de biomassa da unidade, equipamentos da companhia que estavam na área de plantação e Área de Preservação Permanente (APP).
A equipe de combate a incêndios segue atuando com todos os recursos para a extinção e não propagação do fogo. A região registra baixa umidade e fortes rajadas de vento. Não há vítimas.
- Onde investir para aproveitar as oportunidades do mercado? Assista ao Giro do Mercado para saber o que mexe com seus investimentos
As áreas administrativas do Bioparque Santa Elisa funcionam normalmente e a atividade industrial será retomada em breve. A Raízen ressalta que não pratica a queima de cana e que cumpre a legislação vigente, inclusive as diretrizes do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que determina a eliminação do uso do fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo.
A companhia ressalta que os principais causadores de incêndios e propagação de fogo têm sido bitucas de cigarro, fogueiras e limpeza de terrenos em áreas de grande circulação, principalmente próximas a cidades e rodovias. Fora isso, o tempo seco, altas temperaturas e fortes ventos também agravam esse quadro, já que contribuem muitas vezes para o alastramento do fogo.
*Com Reuters