AgroTimes

Raízen (RAIZ4) destina R$ 164 milhões para combate a incêndios na safra 24/25 de cana-de-açúcar

17 jul 2024, 12:32 - atualizado em 17 jul 2024, 12:32
raízen raiz4
A Raízen utiliza imagens de satélite para prevenção de incêndios nos canaviais, com fotos captadas por cerca de 350 estações meteorológicas (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

A Raízen (RAIZ4) está investindo R$ 164 milhões para combate a incêndios no ciclo 24/25, informou em webinar de prevenção e combate a incêndios em canaviais.

Os valores são destinados para veículos especiais, equipamentos, capacitação e campanhas para prevenção e combate a incêndios em canaviais.

A Raízen utiliza imagens de satélite para planejar a prevenção de incêndios em cada canavial, como o Helios, que gera informações sobre a proximidade dos locais com potencial para incêndio com núcleos urbanos e rodovias, sendo um modelo de predição baseado em 26 diferentes dados climáticos.

Desta forma, os caminhões pipas chegam com antecedência no local da ocorrência. Essas imagens são captadas por cerca de 350 estações meteorológicas.



Hamilton Jordão, que gerencia a área de geotecnologia e inovações agrícolas da Raízen, enumerou os múltiplos recursos tecnológicos usados na empresa, como caminhões pipa automatizados, veículos de intervenção rápida, monitoramento por satélite e câmeras, central de incêndios, ‘fire tower’ e até acionamento de brigada aérea.

Fora os investimentos em tecnologia, a Raízen continua com sua Campanha de Combate a Incêndios, de nome “Quem ama a terra não chama o fogo”.