Raízen (RAIZ4) salta nesta sexta (17) e fica entre os destaques do Ibovespa; o que mexe com a ação?

As ações da Raízen (RAIZ4) avançavam 12,12% por volta de 16h08 desta sexta-feira (17), entre os principais destaques de alta do Ibovespa. No mesmo horário, o índice da Bolsa subia 0,82%.
De acordo com o Broadcast, que conversou com Fabio Lemos, da Fatorial Investimentos, a reação positiva do papel hoje pode ser atribuída ao exercício de opções sobre ações. “O motivo não é fundamento da empresa”, disse.
Ele explica que, em razão do vencimento, muitos investidores podem estar comprando ações para cobrir as posições, o que explicaria a alta.
Outra notícia, só que mais negativa, fica pela decisão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) de vetar créditos tributários de despesas administrativas da Raízen.
- CONFIRA: Quais as criptomoedas mais recomendadas agora? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as indicações; veja como receber
Fato é que, desde a última sexta (10), a ação enfrenta muita volatilidade. No dia, saíram notícias de que os títulos de dívida emitidos no exterior (bonds) recuaram a patamares que chamaram a atenção dos investidores, e as justificativas eram de percepção de que a empresa estaria queimando caixa rapidamente. Segundo o Valor, ao menos um grande investidor desmontou posição em bonds da Raízen.
Em esclarecimento, a Raízen informou que não está considerando qualquer forma de reestruturação de dívida ou pedido de recuperação judicial ou extrajudicial.
Segundo a analista da Empiricus Research Larisssa Quaresma, os rumores sobre uma possível recuperação judicial não procedem. No Giro do Mercado de segunda-feira (13), Quaresma reforçou que a empresa fez um trabalho de alongamento da sua dívida no final do ano passado, de forma que não há nenhuma amortização prevista para este ano-safra. “Não existe essa pressão de liquidez no curto prazo que traria uma necessidade de proteção a credores. A Raízen já reestruturou sua dívida sem precisar passar por uma RJ”.