Comprar ou vender?

Radio Cash: “Pessimista e otimista não existe. O que importa é o preço”, diz Rogério Xavier, da SPX

13 abr 2021, 18:57 - atualizado em 13 abr 2021, 21:52
“Às vezes, dizemos que estamos mais negativos que o mercado, mas é porque vemos o mercado pondo preços irreais”, disse Xavier (Imagem: Divulgação/Empiricus)

O fundador da SPX Capital, Rogério Xavier, um dos mais respeitados gestores do país, enxerga semelhanças preocupantes entre o intervencionismo do presidente Jair Bolsonaro e do Congresso nos mecanismos de mercado para formação de preços, e os praticados no fim do governo de Dilma Rousseff.

“O cenário é muito parecido e perigoso com o que a gente teve em 2015 com a presidente Dilma”, afirma Xavier no 11º episódio do podcast Radio Cash, no qual conversou com Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, George Wachsmann, da gestora Vitreo e Ana Westphalen, responsável pela área de fundos da Empiricus.

Acostumado a contrariar o mercado (e a estar certo), o gestor explica que não se trata de ser pessimista ou otimista, mas racional. “Isso de pessimista e otimista não existe. Olhamos o mercado realisticamente. O que importa é o preço”, diz.

“Às vezes, dizemos que estamos mais negativos que o mercado, mas é porque vemos o mercado pondo preços irreais [nos ativos]. Então, ir para o outro lado pode parecer pessimismo, mas é realismo”, ensina Xavier.

No bate-papo com Miranda, Jojo e Westphalen, o fundador da SPX Capital também conta como está se posicionando no atual cenário. Em sua avaliação, o Banco Central errou ao demorar para iniciar o ciclo de aperto monetário e segue errando ao dizer que fará um ajuste parcial.

Ele afirma que gosta das NTN-Bs e justifica que a inflação no Brasil está irresistivelmente barata. Também critica a falta de prioridade do governo em endereçar a questão fiscal. Ouça o podcast Radio Cash agora.