Mercados

Radar do mercado: O que importa para a bolsa hoje, segundo 5 analistas

21 dez 2021, 9:41 - atualizado em 21 dez 2021, 9:41
Na China, os índices CSI 300 e Hang Seng encerram em alta de 0,7% e 1,0%, respectivamente. (Imagem: REUTERS/Suzanne Plunkett)

Preocupações com a variante ômicron, desempenho das commodities e o Orçamento de 2022 são alguns dos temas destacados pelas corretoras em relatórios de abertura de mercado nesta terça-feira (21).

O Ibovespa futuro subia 0,75% pela manhã, após Estados Unidos amanhecerem em alta de 0,5% e Europa com ganhos de 0,8%, devolvendo parcialmente as perdas após forte queda nos mercados nesta segunda.

Na China, os índices CSI 300 e Hang Seng encerram em alta de 0,7% e 1,0%, respectivamente, impulsionados por uma possível extensão na redução da taxa de juros dos empréstimos no país já no primeiro trimestre de 2022.

Veja o que dizem os analistas do mercado sobre esta terça:

Mirae

A Mirae Asset comenta que a agenda econômica desta terça é “fraca, tendo como destaques o indicador de confiança do consumidor na Alemanha (-6,8 em janeiro, contra previsão de -2,5). Ainda hoje saem confiança do consumidor na Zona do Euro de dezembro, leilão do Tesouro dos EUA (Treasuries de 20 anos)”.

“Com a proximidade dos feriados de final de ano e duas semanas consecutivas mais curtas é tradicional a queda da liquidez financeira no mercado acionário global e este ano não será diferente. A tendência do Ibovespa para hoje é de recuperação, acompanhando o movimento de seus pares no exterior”, diz.

Terra

A Terra Investimentos diz que, na Europa, o mercado avalia os riscos de a ômicron interromper a reabertura econômica global, “uma vez que a mobilidade restrita pode afetar a cadeia de suprimentos e a inflação”.

“A Moderna avaliou positivamente o efeito de uma terceira dose de sua vacina, enquanto a Alemanha estuda se apertará as medidas protetivas antes de 2022”, sublinha.

Genial

Para a Genial, o risco de uma piora do quadro pandêmico no Brasil não pode ser descartado, diante do que a corretora avalia como baixa cobertura vacinal completa e da aplicação de doses de reforço ainda em estágio inicial.

Commcor

A Commcor espera que as ações ligadas as commodities sejam favorecidas nesta terça, “ainda mais pelo movimento positivo visto no início desta manhã nas cotações dos principais produtos básicos”.

O barril de petróleo, WTI, tem sua cotação para fevereiro em alta de 1,38%, enquanto o contrato futuro mais líquido do mineiro de ferro refinado 62% também opera em alta, lembra a corretora.

XP

Para a XP Investimentos, no Brasil o foco está nas discussões do Orçamento 2022 no Congresso. “O presidente Bolsonaro pressiona os parlamentares para que incluam no projeto de lei um aumento salarial das forças policiais que custaria quase R$ 3 bilhões”.

Segundo a corretora, graças ao teto de gastos, a medida exigiria um corte em algumas outras despesas. “A presidente da Comissão de Orçamento, senadora Rose de Freitas, garantiu ontem que a votação do projeto não será adiada para 2022”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar