Radar do mercado

Minerva (BEEF3), Carrefour (CRFB3), LWSA (LWSA3) e outros destaques desta quarta-feira (12)

12 fev 2025, 9:52 - atualizado em 12 fev 2025, 9:52
minerva beef3
Minerva, Carrefour e LWSA estão entre os destaques corporativos desta quarta-feira (12) (Foto: Minerva Foods)

A nova proposta da Minerva Foods (BEEF3) para aquisição de plantas da Marfrig, a proposta de fechamento de capital do Carrefour Brasil (CRFB3) e o programa de recompra de ações LWSA (LWSA3) são alguns dos destaques corporativos desta quarta-feira (12).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os destaques corporativos de hoje

Minerva (BEEF3) apresenta nova proposta para aquisição de três plantas da Marfrig (MRFG3) no Uruguai

Minerva Foods (BEEF3) apresentou à autoridade concorrencial uruguaia (Comisión de Promoción Y Defensa de la Competencia – Coprodec) um novo pedido para aquisição de três plantas da Marfrig (MRFG3), localizadas nas cidades de San José, Salto e Colonia.

“Tendo em vista o último parecer da Coprodec ao pleito original, a nova estrutura proposta passou a prever a aquisição, pela Minerva, das plantas de San José e Salto, condicionada, contudo, à imediata revenda da planta localizada em Colonia para o Allana Group”, disse a Minerva, em comunicado.

A Marfrig, em comunicado, ressalta que a proposta apresentada pela Minerva à autoridade concorrencial uruguaia não implicará em nenhuma alteração das condições originalmente pactuadas com o frigorífico no Uruguai.

  • LEIA TAMBÉM: BTG Pactual divulga carteira recomendada com os fundos imobiliários com maior potencial para investir em fevereiro; veja seleção

CRFB3: Carrefour propõe fechamento de capital do Atacadão no Brasil

A rede francesa Carrefour S.A. avalia uma aquisição da totalidade de sua subsidiária brasileira Atacadão (CRFB3) — também conhecida como Carrefour Brasil —, conforme informou a companhia brasileira em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Para isso, a controladora quer transformar o Atacadão em uma subsidiária integral, tendo assim 100% do capital da empresa brasileira. Atualmente, a holding possui uma participação próxima de 70% da varejista, segundo dados que constam na página da B3.

A operação prevê o fechamento do capital do Carrefour Brasil, que ficaria apto a emitir somente títulos de dívida, como debêntures, por exemplo.

De acordo com o documento, a potencial transação implica em uma série de passos. O primeiro deles é a incorporação da totalidade das ações de emissão do Atacadão em uma sociedade brasileira detida integralmente pela controladora. O Carrefour Brasil será incorporado por essa nova empresa e deixa de existir como entidade independente.

O próximo passo envolve uma troca de ações, quando os acionistas do Atacadão recebem as denominadas “ações resgatáveis” da nova empresa, chamada no comunicado de MergerSub, podendo ser da categoria A, B ou C.

Perto da mínima histórica, LWSA3, antiga Locaweb, vai recomprar 38 milhões de ações

LWSA (LWSA3), antiga Locaweb, irá recomprar até 38 milhões de ações. A operação ocorre em meio ao aumento de programas de recompra. Com a bolsa barata e ações em queda, as empresas aproveitam o momento para retirar papéis de circulação.

No caso da LWSA3, que abriu o capital em 2020, a ação está próximo das mínimas históricas, pressionadas pela escalada dos juros. Segundo a empresa, o programa tem por principal objetivo maximizar a geração de valor para os acionistas por meio de uma estrutura de capital eficiente.

O prazo máximo para a liquidação das aquisições de ações de emissão da companhia no âmbito do 4º programa de recompra será de 18 (dezoito) meses.

Banco Pine tem lucro recorde no 4º tri e em 2024 ajudado por diversificação

O Banco Pine (PINE4) reportou lucro líquido de R$ 67 milhões referente ao período de outubro a dezembro do ano passado, alta de 8% em relação ao mesmo período de 2023 e melhor resultado trimestral de sua história.

O banco ainda anunciou que fará recompra de até 5 milhões de ações, segundo fato relevante ao mercado publicado mais cedo.

A carteira de crédito expandida no final de 2024 somava R$ 14,3 bilhões de reais, aumento de 49% na comparação com dezembro de 2023, com o banco atribuindo o desempenho à diversificação de receitas e otimização da alocação de capital.

*Com informações da Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.