Coluna da Roberta Scrivano

Radar de Negócios: UY3 cria plataforma para descentralizar crédito no Brasil

26 abr 2023, 10:00 - atualizado em 25 abr 2023, 11:17
Mercado de crédito privado desponta como opção de investimentos graças a iniciativas como da UY3, que oferece Credit as a Servic; entenda (Foto: Divulgação)

O mercado de crédito privado ganhou ainda mais relevância com a manutenção das taxas de juros em níveis elevados combinada com a busca de empresas e pessoas físicas por mais capital. Nos últimos anos, cresceram as opções de investimentos no segmento e até empresas que estavam distantes do sistema bancário se tornaram emissoras de crédito.

Este movimento foi possível graças a iniciativas como a da UY3, que oferece CaaS (Credit as a Service) com o uso de tecnologia própria. Fundada pelos irmãos Tabaré e Caracé Acosta, a startup tem como missão descentralizar a oferta de crédito no Brasil.

Além disso, visa integrar todos participantes de uma emissão e tomada de dívida em uma mesma plataforma. A intenção, segundo os fundadores, é tornar os processos cada vez mais fluídos e intuitivos para empresas que não são bancarizadas, mas possuem recursos que podem fomentar o financiamento de negócios ou projetos de outras pessoas.

“Nosso modelo de negócios atraiu securitizadoras, fundos de direitos creditórios e até fintechs que querem ampliar a atuação no mercado de crédito”, afirma Tabaré Acosta, CEO da UY3, à coluna. Confira a íntegra da entrevista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Como o ‘embedded finance’ pode beneficiar empresas distantes do sistema bancário brasileiro?

O embedded finance, ou finanças acopladas, é um movimento de transformação no mercado. A partir de agora, toda empresa pode assumir o papel do “banco”, explorar o mercado bancário por meio de soluções tecnológicas ligadas a um core bancário. No nosso caso, vamos além: propomos a solução da centralização de crédito que existe no Brasil. Estamos engajados com os ideais do Banco Central para descentralizar este mercado. Isso contribuirá para trazer taxas de juros mais baixas, melhores serviços bancários, processos mais rápidos, menos burocracia para aprovação de crédito, entre outros benefícios.

2 – Quais são os diferenciais que a UY3 oferece a empresas interessadas em oferecer crédito?

Viemos do mercado de crédito, mais precisamente do Factoring. Trabalhamos há décadas no mercado de crédito brasileiro, mas antes estávamos do outro lado do balcão: atuávamos fazendo aquisição de recebíveis e sentíamos a necessidade de fazer operações de empréstimo, o que só uma instituição regulada pela BC poderia fazer. Quando fomos ao mercado em busca de tais soluções, não havia tecnologia capaz de atender nossas demandas as a service de forma organizada.

Aí, então, foi que entendemos que havia grande necessidade do mercado não bancarizado de acessar serviços de bancarização com o uso de tecnologia. Sabemos quais são as dores destas empresas. Elas precisam de um intermediário que consiga emitir, processar e ceder o crédito de forma fluída e integrando todos os participantes da operação. Somos os únicos que oferecem a “esteira completa” no mercado de crédito como serviço.

3 – Quais são os segmentos que mais procuram pelos serviços da UY3? Como funciona a contratação?

Nosso modelo de negócios funciona com o CaaS (Credit as a Service) no centro e já atraiu parceiros como FIDCs, securitizadoras e fintechs, que também contam com serviços bancários complementares ao crédito e etapas automatizadas. Quem se responsabiliza pelo funding de cada emissão de dívida é o cliente que contrata a plataforma e paga pelo serviço um percentual de fee para cada Cédula de Crédito Bancário emitida.

colunista@moneytimes.com.br