Coluna da Roberta Scrivano

Radar de Negócios: Movimento Mulheres do Mercado, Kinea, Finansystech, Gavea Marketplace e One em destaque

05 abr 2023, 9:38 - atualizado em 05 abr 2023, 9:39
Carolina Ragazzi, cofundadora do Movimento Mulheres do Mercado, com ministra Simone Tebet (Planejamento) (Foto: Edu Andrade/Ascom/Ministério do Planejamento e Orçamento)

Movimento Mulheres do Mercado leva a pauta de gênero no setor privado ao MPO

Nesta terça-feira (5), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se encontrou com Carolina Ragazzi, cofundadora do grupo Mulheres do Mercado. O objetivo da conversa foi discutir a equidade de gênero no setor privado e como medidas governamentais podem acelerar a chegada de mulheres a cargos de liderança. Por diversas ocasiões, a ministra afirmou que a questão será prioritária no desenho do plano plurianual, que cobrirá os anos de 2024 a 2027.

O Mulheres do Mercado dará suporte na frente de determinados fóruns regionais, que subsidiarão a elaboração do PPA a ser apresentado em agosto de 2023. O grupo foi criado por executivas do mercado financeiro, com o objetivo de servir como rede de apoio para enfrentar os desafios que elas encontram em um setor predominantemente masculino. Dessa forma, o movimento pretende também propulsionar profissionais mulheres, em busca de um mercado de trabalho mais igualitário e competitivo.

Finansystech “Tá On”

A Finansystech, techfin que tem como princípio a democratização do Open Finance no Brasil, tem disponibilizado no seu Linkedin trechos do Picnic. O evento foi o primeiro a falar da modalidade de forma descontraída no Brasil. Participaram da mesa Danillo Branco, CEO da empresa, Karen Machado, gerente de Open Finance do Banco do Brasil e Rodrigoh Henriques, diretor de inovação da Fenasbac. A mediação foi de Gabriel Pereira, Community Manager da Finansystech e criador do podcast Let’s Open.

Em uma das postagens, os participantes responderam quais os próximos passos do Open Finance e como ele pode melhorar. A Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central) e a Microsoft também organizaram o evento que foi realizado em Brasília.

Gavea Marketplace: Olho no ESG

A União Europeia (UE) estipulou novos compromissos ambientais para fazer avançar o acordo de livre comércio com o Mercosul, com um impacto direto no Brasil. Se depender da Gavea Marketplace, os entraves para que as assinaturas cheguem aos papéis necessários serão menores. A startup do agronegócio tem a primeira solução para negociações de commodities do mundo baseada em blockchain, e consegue rastrear a origem das commodities com conformidade ESG. É possível negociar em qualquer lugar do mundo, em ambientes seguros e tecnológicos.

Kinea aponta fragilidades do sistema bancário pós SVB e CS

A carta mensal de março da gestora Kinea pontua preocupações com os bancos regionais norte-americanos, em especial pelo alto volume de empréstimos para fundos comerciais imobiliários. “Em resumo, consideramos que o sistema bancário norte-americano ainda apresenta diversas fragilidades que devem afetar a habilidade dos bancos regionais de continuar a expandir suas carteiras de crédito ao longo dos próximos trimestres. O risco mais óbvio se encontra nos CREs – os empréstimos para fundos comerciais imobiliários, que vão desde escritórios até consultórios e lojas em pequenas cidades. A alta concentração desses empréstimos em bancos regionais, a sensibilidade de seus tomadores ao ciclo econômico e à reprecificação de juros, pode trazer um risco de aumento da inadimplência em bancos regionais, reforçando sua sensibilidade”, diz a carta.

Com área de seguros, One Investimentos espera triplicar captação em 2023

Em busca de oferecer uma alternativa de proteção e diversificação aos seus clientes, a One Investimentos, assessoria ligada ao BTG Pactual, aumentou a demanda por produtos da área de seguro em mais de 1.000%, alcançando R$2 milhões em prêmio anualizado. A nova área da One, que possui cerca de 6 bilhões sob assessoria, tem como foco seguro de vida e plano de saúde, sob demanda dos clientes. O intuito é fortalecer o relacionamento com nossos clientes e visa complementar as estratégias de investimentos e proteção de patrimônio, ampliando o suporte ao investidor, além de auxiliá-lo no processo de sucessão.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
colunista@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar