Radar de Negócios: Hashdex, B.Side Investimentos, Gauss Capital, Finacap e AF em destaque na semana
Fundo ativo da Hashdex ganha destaque em 2023
O Hashdex Crypto Top Performers FIC FIM IE, fundo da gestora cripto Hashdex, recentemente ganhou destaque no mercado ao obter um retorno de 55,96% no acumulado do ano. O produto busca explorar as tendências do mercado para alcançar retornos superiores aos do Nasdaq Crypto Index (NCI) através de uma metodologia de gestão ativa proprietária, que combina uma estratégia de momentum com limites de risco, diversificação e filtros de elegibilidade. Atualmente a Hashdex, gestora pioneira no segmento de cripto, possui mais de 250 mil cotistas no Brasil.
B.Side Investimentos fica entre os melhores do BTG Pactual pelo terceiro ano consecutivo
Fundada há quase três anos, a B.Side Investimentos, casa que oferece soluções financeiras no segmento private, alcançou o quarto lugar no ranking Best Performer BTG Pactual, com a sua vertical de assessoria de investimentos, em 2022. Esse é o segundo ano consecutivo que a empresa comandada por Rafael Christiansen, fundador; Antonio Costa, managing partner e CEO da B.Side Wealth Management; e Nilson Victorino, managing partner, atinge essa posição. Já em 2020, com apenas seis meses de operação, a casa já figurava no top 10, em um universo de 180 escritórios.
“Aparecer entre os cinco mais importantes, em termos de performance, e pelo segundo ano consecutivo, com menos de três anos de fundação, é, absolutamente, o reconhecimento do trabalho que a B.Side Investimentos está fazendo para construir uma relação sólida com o cliente private, que não recebe a devida atenção nos privates dos grandes bancos”, avalia Christiansen. “Seguramente, nós contamos muito com o nosso parceiro para seguir com um atendimento diferenciado e 360°”.
Gauss Capital anuncia chegada do Maurício Moura
A gestora Gauss Capital reforça seu time com Maurício Moura. Doutor em Economia e Política do Setor Público pela FGV e ex-CEO do Instituto Ideia, ele chega para comandar o acompanhamento de eleições e dinâmicas políticas ao redor do mundo. Essas pautas vão guiar o Zaftra, fundo inédito que chega ao mercado ainda no primeiro semestre.
O produto será um FIM (Fundo de Investimento Multimercado) “Event Driven”, com posições tomadas para eventos político-eleitorais específicos. “A visão, análises e calls do Maurício Moura serão subsídios essenciais para o posicionamento tanto do novo fundo como de outros geridos pela casa”, explica Fábio Okumura, fundador e CIO da gestora.
Araújo Fontes recebe o selo Great Place do Work
Uma das principais boutiques de investimento independentes do país, a Araújo Fontes recebeu a certificação Great Place To Work. Reconhecida mundialmente, a classificação aponta as melhores empresas para trabalhar com base na análise de aspectos como qualidade, organização e confiança.
“Estamos orgulhosos por sermos certificados e considerados pelo nosso time como um ótimo lugar para se trabalhar”, afirma Thânia Camargo, responsável pela Área de Gente da empresa. “A certificação reconhece nossos esforços enquanto time para criar a melhor cultura e o melhor ambiente de trabalho. Estamos felizes, sabendo que podemos chegar ainda mais longe”, diz.
Finacap estreia no segmento de previdência corporativa
A Finacap Investimentos passou a oferecer planos de previdência empresarial. O novo produto agrega diferenciais ao mercado, com serviço personalizado e educação financeira, além de acompanhamento contínuo para orientações.
“Os cotistas terão mais flexibilidade para montar seu plano de aposentadoria, inclusive integrando a previdência ao seu planejamento financeiro pessoal. Queremos disponibilizar para os participantes do plano as mesmas estratégias que utilizamos no nosso trabalho como gestores de patrimônio”, destaca Luiz Fernando Araújo, sócio e CEO da Finacap.
Em sua estreia no segmento, a gestora estruturou a carteira de investimentos para o plano de previdência complementar que atende 130 funcionários da Companhia Excelsior de Seguros, seguradora com presença nacional. Além de marcar a entrada da Finacap no segmento de previdência corporativa, a operação é a primeira da área para a Icatu no Nordeste.