Radar de negócios: 15 mulheres do mercado financeiro e de inovação para acompanhar
Sabe-se que a proporção de mulheres nos cargos executivos mais elevados é minúscula se comparada com a dos homens. Mesmo num país em que a população feminina é maior que a masculina. Existem vários dados quem comprovem esta afirmação. Porém, empiricamente, esses fatos são constatados na realidade.
Por isso, equalizar essa participação deveria ser uma missão de todo e qualquer empresário. O aumento da diversidade de gênero nos cargos de liderança torna a empresa mais rica em talentos, melhor em solucionar problemas, ampliar o lucro, a produtividade e a criatividade. Além disso, reduz significativamente os conflitos dentro do ambiente de trabalho, entre vários outros benefícios.
Tudo isso é o que aponta pesquisa recente da Harvard Business School.
Agora, um relato pessoal. Na empresa em que sou sócia, a Ovo Comunicação, a fundadora é uma mulher, Paula Ponzi, e o quadro executivo é composto por 60% de mulheres.
Deixo aqui, nesse espaço, minha recomendação para que vocês sigam a Paula no Linkedin. Abaixo, segue uma lista mulheres relevantes do mercado financeiro e de inovação para acompanhar e se inspirar. Confira:
Marcela Rocha, Economista-chefe da Principal Claritas
Marcela Rocha é economista-chefe da Principal Claritas, gestora com mais de R$ 7 bilhões sob gestão. Formada em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em economia pelo Insper, ela atuou no Banco Fator por cinco anos e está na Principal Claritas desde 2013 trabalhando com análises e projeções das principais variáveis macroeconômicas nacionais e internacionais, e formulando estratégias de investimentos. Além das experiências profissionais, a economista-chefe é membro do Conselho de Economia da Anbima.
Roberta Antunes, Sócia e diretora da Hashdex
Roberta Antunes, sócia e diretora da gestora Hashdex, é uma das principais líderes no mercado de ativos digitais brasileiro. Roberta tem uma longa carreira no mercado de inovação e tecnologia, foi fundadora do Hotel Urbano, um dos primeiros unicórnios do Brasil e CEO da companhia global Endless, em São Francisco. Ela também cofundadora do Project EVE – negócio de impacto social criado por um grupo de mulheres com o objetivo de democratizar o acesso à Web3.
Mariana Chaves, Sócia da Legend Wealth Management
Mariana possui mais de 15 anos de experiência, sendo 12 em gestão de patrimônios de famílias. Já atuou como sócia e head de relacionamento com clientes na GGP Family Office. Antes disso, ingressou na Gávea Gestão de Patrimônio e participou de toda a fusão entre o Banco J.P. Morgan e a Gávea Gestão de Patrimônio. Possui passagem pelo banco J.P. Morgan (NY) e já foi International Sales Executive para o mercado emergente na Burberry London, onde supervisionava as franquias da marca. Mariana é graduada em Marketing e Design pela University of the Arts London e possui mestrado em Business pelo Instituto Marangoni (Londres) e, também, certificação CFP.
Juliana Innecco, Head de investimentos do Torq Ventures, da Sinqia
Juliana Innecco é head de investimentos do Torq Ventures, o corporate venture capital da Sinqia. O programa nasceu em janeiro de 2021 com o objetivo de investir em startups ligadas ao futuro dos serviços financeiros. Entre as atuais investidas do programa estão a Celcoin (startup que fornece soluções digitais para bancos) e a CashWay (startup que fornece tecnologia de Banking as a Service). Além desses investimentos diretos, o Torq Ventures já realizou mais de 90 aportes indiretos em parceria com a Darwin Startups e também com gestoras de venture capital como Astella, Parallax e Canary. Engenheira de formação, Juliana atuou durante sete anos na área ambiental. Depois, passou a trabalhar no desenvolvimento de software de gerenciamento de produtos, tornando-se gerente de produto da startup brasileira Flix.
Isabel Nasser, Fundadora da Kestraa
Isabel Nasser é fundadora da Kestraa, uma startup voltada para a gestão de importação e exportação, com rastreamento de cargas automatizado e em tempo real. A empresa se propõe a resolver um dos principais gargalos do comércio exterior, que é justamente a descentralização de sistemas e muitos processos analógicos que atrasam (e encarecem) as transações. A Isabel é paulistana formada em Administração de Empresas e Relações Internacionais pela USP e FGV, respectivamente. Trabalha há mais de 20 anos com operações de comércio exterior, sendo especialista na área de importação e exportação.
Fernanda De Rousset, Head da Mesa Institucional da B.Side Investimentos
Formada em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa, Fernanda De Rousset, é sócia e head da Mesa Institucional da B.Side Investimentos, boutique de investimentos com foco no segmento private. Possui certificação de agente autônomo da ANCORD e o CPA-20, pela ANBIMA, além do Certified Financial Planner (CFP). Antes, esteve no Credit Suisse Hedging-Griffo.
Eliane Teixeira, Pesquisadora da Cy.Capital
Eliane é economista da Cy.capital, gestora de fundos imobiliários da Cyrela Brazil Realty. Mestre em economia pela FEA-USP e doutora em economia do setor público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua no mercado financeiro há 17 anos. Já foi pesquisadora do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público da FGV (CEPESP), atuou em consultoria econômica e no banco de atacado Santander Global Banking & Markets com análise e controle de riscos de operações financeiras estruturada, e desenvolve pesquisa e modelagem econométrica para a FIPE. Atualmente, também ministra aulas de cenário econômico na escola de negócios Saint Paul.
Alessandra Caterina, Trader na Trígono Capital
Alessandra é trader na Trígono Capital e possui 26 anos de experiência no mercado financeiro. Formada em economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com MBA pelo IBMEC, a profissional iniciou sua carreira trabalhando na área financeira de empresas como Shell Brasil e Grupo Abril. Anteriormente, atuou na mesa de operações de corretoras de valores, dentre elas as corretoras Socopa e Ágora, além de gerenciar a mesa de operações da corretora Singulare por 10 anos. Na Trígono Capital, Alessandra é responsável pelo trading de operações.
Daniela Marchiori, Cofundadora da Frente Corretora
Daniela Marchiori, cofundadora da fintech de câmbio Frente Corretora, tem 50 anos. Antes de empreender, fez carreira no mercado de seguros, com passagens por grandes bancos – do Itaú e Safra, passando por Bradesco e Banco Nacional. Também é fundadora da Movva Corretora de Seguros. Depois de zerar as receitas na pandemia, a Frente Corretora saltou de 35º para 5º lugar entre as maiores corretoras de câmbio do País em 2022.
Beatriz Nantes, COO do Grupo Empiricus
Beatriz Nantes é a responsável por toda a operação comercial da Empiricus e da Empiricus Investimentos. Apaixonada por natação, Bia trouxe a disciplina do esporte para o dia a dia executivo. Ela se formou em Economia pela USP em 2011 e foi a primeira mulher contratada na história do Grupo Empiricus. Ela construiu uma trajetória de “intraempreendedorismo” durante o estágio, nesta empresa que estava nascendo e atuando em um mercado que praticamente não existia no país (a Empiricus é pioneira como produtora de análises de investimentos). Neste caso, recomendo que você siga ela no Linkedin e também no Instagram.
Nicole Dyskant, Advogada especialista em compliance e mercado de capitais
Nicole Dyskant é advogada especialista em compliance e mercado de capitais. Tem experiência como Global Head of Legal & Compliance da Hashdex, maior gestora de ativos digitais da América Latina com atuação global. Por nove anos, trabalhou na Ágora Corretora, na qual foi sócia e diretora jurídica e de compliance, quando participou ativamente da aquisição da Ágora pelo Banco Bradesco BBI, se tornando diretora estatutária do conglomerado Bradesco aos 26 anos. É cofundadora da Compliasset Software, software de gestão de programas de compliance, líder no mercado de gestão de recursos de terceiros, com mais de 500 clientes ativos. A executiva também é Co-Chair no 100 Women in Finance Brazil.
Beatriz Waclawek, Gerente de Investimento Social do Movimento Bem Maior
Beatriz Waclawek é gerente de investimento social do Movimento Bem Maior, organização filantrópica que conecta e viabiliza importantes iniciativas de impacto social no Brasil. É consultora e mentora particular, com foco em produtos digitais e cultura de inovação, além de embaixadora da organização Mulheres de Produto, sendo uma das idealizadoras e responsáveis pelo lançamento do livro Gestão de Produtos Como Você Nunca Viu. Beatriz lidera um time de Investimento Social, focado em encontrar organizações por todo o Brasil que atuam na transformação da realidade social e na mudança estrutural de problemas profundos do país.
Sabrina Loureiro, CFA da Avenue
Sabrina Loureiro é Head de treinamento e desenvolvimento na Avenue. Formada em economia, com mestrado em finanças pela USP, foi uma das primeiras mulheres brasileiras a conquistar o CFA, em 2010, importante certificação internacional da área financeira. Com quase 20 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem por bancos internacionais, como o Citigroup, Deutsche Bank e JP Morgan. Hoje, seu trabalho consiste em traduzir o mercado financeiro americano para os investidores brasileiros, além de oferecer treinamento para os times internos da Avenue e a parceiros externos.
Rebeca Al-Behy André Bergue, líder de conteúdo da Trace Finance
Jornalista por formação com especialização em marketing estratégico, Rebeca começou sua trajetória profissional há mais de sete anos, sendo cinco deles em empresas relevantes do ecossistema de inovação. Passou por startups nacionais e internacionais dos setores de tecnologia e finanças. Atualmente, está à frente da área de conteúdo da Trace Finance, fintech que desenvolve soluções financeiras para startups latinas, com foco em transferência internacional e global banking.